Conectando via Bluetooth DUN no Windows

No Windows, a configuração é mais automática, já que você pode contar com os discadores oferecidos pelos fabricantes. No caso dos aparelhos da Nokia, por exemplo, você precisa apenas instalar o PC Suíte e usar a opção “Conectar à Internet”. É possível também configurar a conexão manualmente, o que me dá assunto para escrever mais um tópico.

Se você está usando o XP SP2, ou o Vista, pode fazer o pareamento usando o ícone do Bluetooth ao lado do relógio. Ao acessar a configuração pela primeira vez, ele pede que você defina a passphrase de acesso. A partir daí, você pode ativar o pareamento fornecendo o mesmo código de segurança no smartphone.

Em seguida, acesse as propriedades do dispositivo e confirme se o “Rede Dial-up (DUN)” está ativado, como no screenshot:

index_html_49da6113

index_html_45587496

Se, por acaso, você está usando uma versão antiga do Windows, que ainda não possua o stack Bluetooth nativo, pode fazer a configuração usando o BlueSoleil, que é encontrado no CD de instalação da maioria dos adaptadores. Dentro do programa, use a opção “Tools > Find Device” para localizar o aparelho. Clique sobre ele com o botão direito e use a opção “Pair Device”.

Depois feito o pareamento, clique sobre ele novamente para que sejam detectados os profiles suportados. Para o DUN, que é o que nos interessa, é ativado o ícone do modem:

index_html_m29198c31

Feito isso, crie uma conexão via modem através do Painel de Controle > Redes, indicando a porta serial referente ao smartphone. A partir daí, os passos são similares à criação de uma conexão normal via modem, onde você informa o número de discagem e a senha da conexão. Apesar das operadoras divulgarem senhas de acesso (vivo/vivo, claro/claro, etc.) você pode na verdade usar qualquer valor, pois a autenticação é feita pelo próprio aparelho:

index_html_237f3a75

index_html_m2b9cece

Nas propriedades do modem (Geral > Configurar), não esqueça de aumentar a velocidade da porta para 921600 bps, para que ela não limite a velocidade da conexão. É recomendável também desativar as extensões LCP dentro da opção “Rede > Configurações”, o que previne o problema da conexão ser encerrada a cada dois minutos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X