Window Maker

Este é um gerenciador verde e amarelo, desenvolvido pelo Alfredo Kojima. O Window Maker chegou a ser a interface gráfica default no Conectiva 3 e 4, mas acabou perdendo o posto para o KDE. O Window Maker parece complicado no início, mas com o tempo ele se revela um gerenciador bastante prático.

Assim como no Blackbox não temos uma barra de tarefas. O iniciar é aberto clicando sobre um espaço vago da área de trabalho e as janelas minimizadas aparecem no canto inferior da tela na forma de ícones:

Aqui estou usando ícones grandes, de 64×64, mas você pode usar ícones menores se preferir. O próximo componente da interface é o dock, que fica por padrão na parte superior direita da tela. Você pode “colar” os ícones dos aplicativos mais usados no dock de forma a ter acesso rápido a eles. Basta abrir o aplicativo e arrastar o ícone até ele:

O dock serve também para organizar os dockapps que você pode encontrar no http://dockapps.org ou http://www.bensinclair.com/dockapp

Naturalmente o Window Maker também suporta o uso de áreas de trabalho virtuais. Você pode alternar entre elas usando o clip, encontrado no canto superior esquerdo. Ele também pode ser configurado para guardar os ícones dos aplicativos minimizados:

Clicando com o botão direito sobre a barra de título de um aplicativo você tem a opção de maximizar, minimizar, shade (enrolar a janela, deixando apenas a barra de título) e também de enviar a janela para outra área de trabalho virtual (Move to).

Um dos recursos mais interessantes do Window Maker é a possibilidade de escolher opções diferentes para cada programa. Assim você pode configurar alguns para inicializarem um modo full-screen por default, outros para não terem barra de título e assim por diante. A opção “Full screen Maximization” faz com que a janela ocupe a tela inteira, incluindo a área do dock e do clip.

Concluindo, o Window Maker tem também uma ferramenta de configuração centralizada, o Wmaker Config. Você encontrara um atalho para ele entre os ícones do dock. Ele oferece uma quantidade espantosa de opções: mouse, teclado, cores, animações, ícones, efeitos, entradas no menu de programas, comportamento das janelas… é uma ferramenta bastante complet

O Window Maker é um dos meus gerenciadores favoritos e esta é apenas uma introdução. Você pode encontrar mais dicas no site oficial, o http://www.windowmaker.org

Um bom lugar para baixar temas para o Window Maker é o:
http://largo.windowmaker.org/themes/my-themes.php

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X