Threads finalmente é lançado na Europa

Threads finalmente é lançado na Europa

A Meta anunciou hoje o lançamento do Threads na União Europeia, conforme declarado pelo CEO Mark Zuckerberg em uma postagem no próprio aplicativo de mensagens rápidas.

A novidade representa uma expansão significativa, uma vez que o serviço já está disponível nos Estados Unidos e em mais de 100 outros países, incluindo o Brasil e até o Reino Unido, desde julho de 2023.

Leia também:

Threads tem quase 100 milhões de usuários ativos e Zuckerberg se mostra empolgado
Nos EUA, Threads só é mais popular do que o Tumblr

Motivo da demora para o Threads chegar na Europa

A novidade foi revelada através de uma postagem de Mark Zuckerberg no próprio Threads, revelando que “Hoje estamos abrindo o Threads para mais países na Europa”.

Threads

Embora o aplicativo rival do X já não seja mais novidade em muitos países, até o momento os 448 milhões de habitantes da União Europeia não tinham acesso a ele, e a empresa chegou até chegou a bloquear usuários da UE que tentavam acessar o serviço por meio de VPN.

A decisão de disponibilizar o Threads na UE coincide com uma série de mudanças e melhorias na plataforma. Agora, os usuários na região podem explorar o Threads sem a necessidade de ter um perfil. No entanto, para postar ou interagir com o conteúdo, ainda será necessário ter uma conta no Instagram. Essa abordagem visa facilitar a experiência dos usuários e ampliar a adoção da plataforma na região.

A demora da Meta em lançar o Threads nos países da UE foi atribuída amplamente à recente introdução do Digital Markets Act (DMA) pela União Europeia. Esta legislação abrangente visa conter abusos por parte das grandes empresas de tecnologia e criar um ambiente de concorrência mais equitativo.

Threads

Embora a Meta não tenha mencionado diretamente o DMA como a causa da demora, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, citou as “complexidades em cumprir algumas das leis que entrarão em vigor no próximo ano”. Empresas como a Meta, designadas como “guardiãs” sob o DMA, têm até março de 2024 para se adequarem às suas exigências.

Especula-se que a integração estreita do Threads com o Instagram possa criar desafios com os reguladores da EU, embora essa integração esteja cada vez mais “solta”.

Isso porque no lançamento em julho de 2023, os usuários só podiam se inscrever usando suas contas existentes no Instagram, conectando-se rapidamente com todos os usuários do Instagram que seguiam. Embora isso tenha acelerado a adoção, também levantou preocupações sobre a possibilidade de a Meta violar as regras do DMA relacionadas à autopreferência.

Mas agora o Threads não está tão intimamente ligado ao Instagram quanto estava inicialmente. Em meados de novembro, a plataforma permitiu aos usuários excluir suas contas no Threads sem ter que excluir também suas contas no Instagram. No entanto, a necessidade de ter uma conta no Instagram para postar no Threads ainda persiste.

Threads

Embora o Threads tenha ganhado popularidade rapidamente, especialmente ao capitalizar o caos no X de Elon Musk (anteriormente Twitter), dados de terceiros sugerem que a plataforma da Meta enfrentou desafios para reter usuários após a onda inicial.

O lançamento na UE certamente trará um aumento significativo de novos usuários, mas a pergunta que fica é se o Threads evoluiu o suficiente e adicionou recursos desde o lançamento para manter essa base crescente de usuários.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X