Definição de Sound Blaster

Por Carlos E. Morimoto. Há .

Fabricadas pela Creative, as placas Sound Blaster rapidamente tornaram-se um padrão para placas de som. A partir daí, praticamente todas as placas lançadas, independentemente do fabricante ou do chipset usado, são compatíveis com as placas Sound Blaster.

Comparadas com as placas que tínhamos até então, realmente foi um grande salto em termos de recursos, as placas Sound Blaster foram as primeiras capazes de reproduzir sons com qualidade de CD, por exemplo.

Até então tínhamos vários padrões de placas de som diferentes. Entrando no programa de configuração de jogos antigos, como o Duke Nukem, por exemplo, você deverá apontar qual placa de som está usando, entre vários padrões, como Ad-lib, Rolland (entre outros padrões usados até o inicio da década de 90) e é claro, compatível com Sound Blaster.

Dentro do Windows, a placa de som é acessada através do driver de dispositivo, por isso qualquer jogo ou aplicativo para Windows será capaz de utilizar qualquer placa de som compatível ou não com o padrão Sound Blaster, desde que existam drivers adequados e eles estejam corretamente instalados. Porém, no caso dos jogos para MS-DOS não existem drivers de dispositivo, a placa é acessada usando rotinas inclusas no próprio jogo. Justamente por isso, a maioria é compatível apenas com placas Sound Blaster: Dá menos trabalho aos programadores incluir rotinas para apenas uma placa.

Claro que da década de 90 pra cá as coisas mudaram bastante, as placas de som mais atuais possuem uma capacidade de processamento entre 30 e 50 vezes maior do que a Sound Blaster original, porém, ao contrário de processadores e placas de vídeo 3D, o aumento na capacidade de processamento não resulta em uma diferença tão visível nem tão brutal para quem usa o micro. Se você trocasse uma Trident 9440 por uma Voodoo 3 iria sentir uma diferença incrível na qualidade de imagem e frame-rate de seus jogos favoritos, seria como trocar um teco-teco por um caça supersônico. Porém, o avanço no caso das placas de som é feito em campos um pouco mais sutis.

Os principais modelos dentro da família Sound Blaster foram:

Sound Blaster e Sound Blaster Pro: Estas duas placas são de 8 bits, e por isso o som gerado não tem uma qualidade tão boa. A diferença entre as duas é que a Sound Blaster original é mono e a Pro é estéreo.

Ambas as placas possuem apenas um sintetizador FM, e por isso a qualidade dos Mids também não é das melhores. Estas placas foram vendidas principalmente em kits multimedia da Creative, e por isso trazem uma interface para CD-ROM usada pelos CD-ROMs Panasonic/Matsushita 1x que equipavam esses kits. Naquela época, os CD-ROMs ainda utilizavam interfaces proprietárias, e não existiam muitos fabricantes.

Ambas foram logo substituídas pela Sound Blaster 16, bem mais avançada. Por isso não chegou a ser vendida uma quantidade muito grande. Atualmente é quase impossível encontrar uma destas placas por aí.

Sound Blaster 16: O 16 no nome indica justamente que esta placa é capaz de produzir sons com 16 bits de resolução e amostragem de 44 kHz, a mesma qualidade de som dos CDs. Este por si só já foi um grande avanço sobre as duas versões antigas, que eram capazes de produzir sons de apenas 8 bits com amostragem de 22 kHz, qualidade pouco melhor que a do telefone. Em termos de Midi, continuamos apenas com um sintetizador FM, por isso não considere o uso desta placa para edição musical, pois a qualidade do trabalho será muito ruim.

Existem várias variações da SB 16, as primeiras versões traziam interfaces proprietárias para CD-ROMs Panasonic, Sony ou Mitsumi, interface SCSI ou mesmo uma porta IDE, e não eram plug-and-play. Nestas placas você encontrará um soquete preto vazio, destinado à conexão de um chip processador de sinais, que melhora uma pouco a qualidade sonora da placa e permite alguns efeitos novos. O chip melhora um pouco mas não faz milagres e como era caro, pouca gente interessou-se por comprá-lo.

As séries mais novas trazem apenas uma interface IDE e são plug-and-play. Como quase ninguém usava o proces-sador de sinais, a Creative resolveu retirar o soquete para sua conexão, a fim de diminuir os custos de produção da placa.

Sound Blaster AWE 32: A SB 16 já havia alcançado uma qualidade de reprodução sonora equivalente à do CD, porém, seu calcanhar de Aquiles era a reprodução de sons MIDI, muito ruim devido ao sintetizador FM usado.

A SB AWE 32 continua utilizando basicamente o mesmo processador de sinais da SB 16, isto significa que reproduzindo músicas em Wav ou MP3, a qualidade será a mesma nas duas placas. Porém, além do sintetizador FM, a AWE 32 traz um sintetizador de som por Wave Table, capaz de reproduzir até 32 instrumentos simultaneamente. Isto significa finalmente Midis de boa qualidade e consequentemente uma placa de som utilizável para composição musical.

O "AWE 32" refere-se justamente ao sintetizador Midi: AWE significa Advanced Wave Efects, indicando que a placa reproduz Mids por Wave Table, e o "32" refere-se ao número de instrumentos simultâneos, no caso 32. Assim como a SB 16, esta é uma placa de 16 bits, e nem poderia ser diferente, já que, como ela, utiliza o barramento ISA.

Já que esta é uma placa desenvolvida pensando em quem gosta de composição musical, temos também dois soquetes para a conexão de memória adicional. São suportados 2 pentes de 30 vias comuns de 1 MB cada. Esta memória adicional serve para armazenar novos instrumentos e efeitos especiais criados com a ajuda de um programa de edição musical, também é possível incluir sons provenientes de um teclado Midi. Na hora de compor as músicas estes novos sons podem ser usados como se fossem qualquer outro instrumento.

Esta placa foi lançada pouco tempo depois da SB 16. As primeiras versões traziam várias interfaces proprietárias para CD-ROMs e não eram plug-and-play. Estas versões são bem raras. As mais comuns são as que trazem interfaces IDE e são compatíveis com o plug-and-play.

Sound Blaster AWE 64: Esta placa não traz grandes avanços sobre a AWE 32, na minha opinião não passa de um projeto reciclado. Ao invés de trazer os soquetes para conexão de pentes de memória SIMM, a AWE 64 traz 512 KB de memória onboard para armazenar novos instrumentos.

Nativamente, esta placa é capaz de reproduzir apenas 32 instrumentos simultaneamente (como a AWE 32) porém, junto com os drivers da placa é possível instalar um programa de polifonia, capaz de criar mais 32 instrumentos simultâneos via software, atingindo os 64 anunciados. Na verdade paga-se mais caro por uma AWE 32 sem interface IDE e com um emulador de instrumentos Midi.

Visando o segmento profissional, foi lançada uma segunda versão chamada AWE 64 Gold. Esta placa vem com 4 MB de memória para instrumentos e traz conectores RCA, os conectores maiores usados por aparelhos de som. O "Gold" vem justamente do fato dos conectores externos serem banhados a ouro, o que melhora um pouco o contato com o plug.

Sound Blaster Live: A Sound Blaster Live é uma família de placas de som PCI, anterior às Sount Blaster Audigy. Elas não são mais vendidas, mas foram relativamente populares nos primeiros anos do século.

A SB Live é equipada com o chipset EMU10K1 e suporta as APIs EXA 1.0 e EAX 2.0 e é capaz de tocar até 256 instrumentos MIDI simultaneamente via hardware.

A SB Live é vendida em 4 versões diferentes, SB Live Value, MP3+, X-Gamer e Platinium. Apesar dos nomes, as placas possuem as mesmas características básicas, o que muda é apenas a quantidade de saídas de som, os softwares que vêm juntos com a placa e claro, o preço. Todas possuem duas saídas de som e consequentemente suportam o uso de 4 caixas. Todas as versões suportam também o uso de conjuntos Douby Digital de 6 caixas.

A Live Value é a versão mais simples, inclui apenas as saídas e entradas de som analógicas e não traz muitos programas, nem o conector para o Live drive.

Tanto a MP3+ quanto a X-Gamer trazem uma porta que permite a conexão do Live drive (comprado separadamente). O Live Drive é um acessório que é preso a uma das baixas de 5 ¼ do gabinete, e ligado ao conector da placa de som através de um cabo. O Live Drive traz entradas e saídas digitais além de extensões de entradas e saídas analógicas para caixas acústicas, microfone, etc,. além de controles de volume. A posição do Live drive, instalado na parte frontal do gabinete, deixa os conectores muitos mais acessíveis. Também estão disponíveis os conectores Midi: usando o Live Drive não é preciso comprar o cabo Midi separadamente e liga-lo à saída do joystick.

Veja também
Baterias de sódio recarregam em segundos e guardam mais energia do que baterias de lítio
Baterias de sódio recarregam em segundos e guardam mais energia do que baterias de lítio
Notícias
10 programas super antigos e que ainda funcionam
10 programas super antigos e que ainda funcionam
Artigos
Patente da Sony sugere que IA poderá jogar partes repetitivas de jogos por você
Patente da Sony sugere que IA poderá jogar partes repetitivas de jogos por você
Games
Fortnite Festival agora tem suporte com a guitarrinha do Rock Band 4
Fortnite Festival agora tem suporte com a guitarrinha do Rock Band 4
Games
Meta e Microsoft vão lançar óculos VR do Xbox
Meta e Microsoft vão lançar óculos VR do Xbox
Notícias
Setor industrial foi o mais afetado por sequestros de dados no primeiro trimestre
Setor industrial foi o mais afetado por sequestros de dados no primeiro trimestre
Notícias
true