Definição de Servidor Dedicado

Por Carlos E. Morimoto. Há .

Antigamente, "servidor dedicado" era um servidor dentro da rede local que tinha como única função compartilhar arquivos, impressoras e outros recursos com os micros da rede, em oposição ao "servidor não-dedicado", que era um desktop normal, utilizado por alguém, que acumulava alguma tarefa de servidor, como compartilhar uma impressora.

Atualmente, entretanto, o termo "servidor dedicado" é mais usado com relação a servidores hospedados em datacenters, onde você paga uma mensalidade para ter acesso a um servidor completo, administrado remotamente, usados sobretudo para hospedagem de sites.

Antigamente, ter um servidor dedicado era um luxo reservado para poucos. Além da máquina em si, você precisava de um link dedicado, que custava um braço e duas pernas (por mês ;). A solução para colocar seu site no ar era pagar por um plano de shared hosting (hospedagem compartilhada), onde um mesmo servidor é compartilhado por milhares de sites diferentes e você fica restrito a uma quota de tráfego e espaço em disco, sem poder mexer na configuração do servidor.

Hoje em dia, tudo está muito mais acessível, graças ao barateamento tanto dos links, quanto dos micros. Você pode ter seu próprio servidor, hospedado em um data center dos EUA ou da Alemanha, hospedando o site da sua empresa, ou de seus clientes, compartilhando e baixando arquivos via bittorrent, armazenando backups, entre inúmeras outras funções.

A principal vantagem de alugar um servidor dedicado, hospedado em um datacenter ao invés de simplesmente montar seu próprio servidor e ligá-lo na conexão via ADSL ou cabo que você já tem, é a questão da conectividade. Uma conexão via ADSL funciona bem para acessar a web como cliente e fazer downloads, mas não é uma boa idéia para hospedar servidores, pois o link de upload é muito reduzido (em geral apenas 128 ou 300 kbits, de acordo com o plano), sem falar na questão da confiabilidade.

As grandes empresas de hospedagem trabalham com links absurdamente rápidos, sempre ligados simultaneamente a vários dos principais backbones. Isso garante uma boa velocidade de acesso a partir de qualquer lugar do mundo. A confiabilidade também é melhor, pois os datacenters são ambientes fechados, com geradores próprios, segurança física, links redundantes, etc.

Os dedicados mais baratos chegam a custar menos de US$ 100 mensais, sempre com um link de pelo menos 10 megabits (geralmente com um limite de transferência mensal de 2 ou 3 terabytes).

Em um servidor dedicado, você precisaria configurar um servidor DNS para responder pelo domínio registrado (minhaempresa.com.br, por exemplo), um servidor Apache, com suporte a PHP e MySQL, para rodar as páginas web, servidor de e-mail, com um webmail para que os usuários possam acessar as mensagens usando o navegador e, naturalmente, um firewall.

Para disponibilizar arquivos de forma pública, você poderia usar o próprio servidor web, instalar um servidor FTP, ou mesmo rodar um tracker para disponibilizá-los via bittorrent. Para acesso seguro ao servidor, você pode usar o SFTP ou o RSSH.

Em casos onde outras pessoas tenham acesso limitado ao seu servidor (como ao hospedar vários sites, onde cada um tem acesso a seus arquivos), é útil incluir um sistema de quotas, de forma que cada um tenha sua parcela justa de espaço e assim afastar o risco de alguém entupir o HD do servidor sozinho.

Como nesse caso você não tem acesso físico ao servidor, você usaria o SSH, VNC ou FreeNX para acessá-lo remotamente e, assim, poder fazer toda a configuração.

O SSH é a ferramenta mais usada para acessar o servidor via linha de comando. Para quem vem do Windows, isso parece uma coisa exótica, mas com o tempo você percebe que é realmente a forma mais rápida de fazer muitas coisas. A maior parte da configuração do servidor consiste em instalar pacotes e editar arquivos de configuração em texto, o que pode ser feito via linha de comando sem maiores problemas.

Existem ainda ferramentas como o Webmin, phpMyadmin e outras, que são acessadas via navegador. Elas são bastante práticas, pois você não precisa instalar o ambiente gráfico no servidor para usá-las, o que é desejável do ponto de vista da performance e até mesmo segurança.

Veja também
Setor industrial foi o mais afetado por sequestros de dados no primeiro trimestre
Setor industrial foi o mais afetado por sequestros de dados no primeiro trimestre
Notícias
‘Seu PC roda Crysis?’ O meme imortal sobre o game que impressionou uma legião de jogadores
‘Seu PC roda Crysis?’ O meme imortal sobre o game que impressionou uma legião de jogadores
Artigos
E se Elon Musk fosse dono da Rede Globo?
E se Elon Musk fosse dono da Rede Globo?
Notícias
Assinar, assistir e cancelar: Conheça a nova tendência no mundo do streaming
Assinar, assistir e cancelar: Conheça a nova tendência no mundo do streaming
Notícias
Sony pode estar considerando lançar Helldivers 2 no Xbox Series X/S
Sony pode estar considerando lançar Helldivers 2 no Xbox Series X/S
Games
Emulador de PlayStation 1 e SEGA Saturn será lançado para iPhone em breve
Emulador de PlayStation 1 e SEGA Saturn será lançado para iPhone em breve
Games
true