Índice do dicionário técnico

Redundância

Carlos E. Morimoto criou 26/jun/2005 às 22h03

0

Para proteger seus dados, você pode fazer backups regulares em CD, em fitas, num HD removível, etc. Você pode ainda usar dois HDs em RAID 1, assim, caso qualquer um dos dois dê qualquer problema, seus dados estarão protegidos no outro, bastará trocar o HD defeituoso e continuar trabalhando como se nada tivesse acontecido. Se você realmente não quiser correr riscos (afinal, se alguém roubar o seu micro vai levar os dois HDs e não apenas um não é mesmo :-) você pode além do RAID, fazer os tradicionais backups. Se você anda assim não quiser correr riscos, da sua casa pegar fogo e queimar o PC junto com os backups por exemplo, pode preferir guardá-los num lugar diferente. Aliás, hoje em dia existe até a possibilidade de fazer backup via Web, usando um disco virtual. Em alguns lugares você paga por MB, para armazenar quantos dados quiser.

Se você não pode ficar sem internet, você pode ter duas linhas telefônicas ao invés de uma, ou pode ter ADSL e cabo ao mesmo tempo por exemplo. Se você não quer correr o risco de acabar a luz faltando três segundos para terminar de baixar um filme de 700 MB, pode comprar um no-break, se você não quer correr o risco de ficar sem usar o micro por causa de algum black-out prolongado, pode comprar um no-break com várias horas de autonomia, ou mesmo um gerador.

Ou que tal juntar tudo isso e ter dois ou três micros ligados em rede, com cópias dos mesmos dados, cada um com sua conexão com internet própria, por um meio diferente, um no-break de duas horas para cada micro, um gerador e ainda por cima um backup de todos os dados guardado no cofre do banco, só pra garantir? :-) É isso o que muitas empresas fazem com seus servidores de missão crítica.

Como pode ver, as possibilidades são muitas, mas, quanto mais redundância você tiver, ou seja mais equipamentos para fazer a mesma coisa, mais caro tudo vai custar. Você paga pela segurança.

Sem comentáriosPor Carlos E. Morimoto. Revisado 26/jun/2005 às 22h03