Definição de OnLive

Por Carlos Morimoto e Julio Monqueiro. Há .

Com o crescimento na demanda por computação em nuvem, não é de se estranhar que ela finalmente tenha chegado aos jogos. Não estou me referindo a jogos 2D em Flash ou Java, como já temos a mais de uma década, mas sim a títulos como o Assassin's Creed 2, Batman: Arkham Asylum ou o Borderlands executados remotamente em um sistema de terminal server, oferecido pela OnLive.

A ideia básica da plataforma é permitir que os jogos sejam rodados em PCs de configuração modesta, bem como em netbooks, tablets, WebTVs e até mesmo em smartphones, usando uma malha de servidores remotos, que executam o jogo e um cliente local que funciona como um terminal burro, monitorando o teclado e mouse e exibindo os quadros pré-renderizados. Se você alguma já acessou alguma vez uma seção remota com som em um servidor WTS ou FreeNX, vai logo perceber que o conceito é exatamente o mesmo.

O OnLive funciona como uma loja-online, similar ao Steam, onde você pode comprar o acesso aos jogos (os preços não são muito diferentes dos do Steam), ou rodar demos. Uma das principais diferenças é que existe também a opção de alugar os jogos, pagando 5 ou 10 dólares por alguns dias de acesso.

O sistema permite rodar os jogos a até 1280x768, com cerca de 15 frames por segundo, sincronizados com a atualização da tela. Está longe de ser similar a jogar em um PC de configuração adequada, mas (para quem está nos EUA, fisicamente próximo a um dos servidores) funciona moderavelmente bem.

Como o grande problema do serviço é a latência, o serviço oferece servidores em vários locais, conectando cada usuário ao servidor mais próximo. Para que tudo funcione satisfatoriamente, é necessário ter uma conexão de banda larga de pelo menos 5 megabits, em um provedor que ofereça uma boa intercomunicação com a AT&T, que fornece os links de conexão.

A OnLive também oferece o modo de jogo via Wi-Fi, ainda em fase beta. O serviço, disponível para usuários de Mac e Windows, necessitava antigamente de uma rede cabeada para transmitir os jogos sem lags, mas agora está otimizado para solucionar questões de interrupções temporárias e outros problemas possíveis em conexões wireless.

Claro que o serviço às vezes dá alguns soluços, mas nada muito aquém do que o oferecido pela rede com fios. Vale lembrar também que um fator importante é a área de alcance: quanto mais o usuário se distancia, maiores os lags no jogo, e o serviço pode entrar em pausa por até cinco minutos para aguardar um sinal mais forte.

Para usar o beta é necessário conexão à Internet de alta velocidade, de pelo menos 3 Mbps ou melhor, bem como boa conexão à rede wireless, sendo considerado o ideal Wi-Fi 802.11n. Não é necessário um computador super-rápido, já que o processamento é feito "nas nuvens"; basta que o PC tenha suporte a vídeos 720p.

Como pode imaginar, ele está por enquanto disponível principalmente nos EUA, com expansão para alguns outros países, mas é uma ideia que pode eventualmente checar até aqui. Sem dúvida existe um grande mercado de jogadores ocasionais, mas por outro os desafios técnicos também são grandes, já que o serviço exige a presença de conexões muito rápidas e de acesso de baixa latência (50 ms ou menos) aos servidores, o que no Brasil só seria possível caso instalassem servidores locais em cada um dos estados onde o serviço fosse ser oferecido.

Desde outubro de 2010, a OnLive deixou de cobrar a tarifa mensal para acesso ao portal. Isso significa que agora é possível jogar demonstrações, visualizar clipes de vídeo, trocar mensagens instantâneas e outros recursos da comunidade, gratuitamente e sem a necessidade de se cadastrar um cartão de crédito. Claro que ainda há o pagamento para acesso aos jogos por completo, mas pagar apenas pelo conteúdo que você vai usar faz muito mais sentido. Um 'porém' é que os jogos ainda são "presos" à OnLive: não é possível jogar offline ou instalar o jogo em seu HD, como é de se pressupor.

Veja também
Console portátil apenas para jogar Pinball? Um designer imaginou como seria
Console portátil apenas para jogar Pinball? Um designer imaginou como seria
Games
Dois relógios G-Shock inspirados em League of Legends chegam ao Brasil; saiba o preço
Dois relógios G-Shock inspirados em League of Legends chegam ao Brasil; saiba o preço
Notícias
Preço dos HDs seguirá aumentando, IA tem relação com isso
Preço dos HDs seguirá aumentando, IA tem relação com isso
Hardware
Usuário cria Steam Deck caseiro usando um Ryzen 5 5600G
Usuário cria Steam Deck caseiro usando um Ryzen 5 5600G
Games
O seu está na lista? Celulares Galaxy que receberão a One UI 6.1
O seu está na lista? Celulares Galaxy que receberão a One UI 6.1
Mobile
PlayStation Portal ganha data de lançamento e preços oficiais no Brasil
PlayStation Portal ganha data de lançamento e preços oficiais no Brasil
Games
true