Explicando o conector MHL do Galaxy S II e outros aparelhos

Explicando o conector MHL do Galaxy S II e outros aparelhos

Uma grande parte dos SoCs de alto desempenho disponíveis atualmente, como o Samsung Hummingbird e o Tegra 2 são capazes de decodificar vídeos 1080p via hardware e oferecem interfaces HDMI nativas, capazes tanto de exibir os vídeos na resolução nativa quando conectados à uma HDTV, quanto exibirem o desktop do Android na TV, permitindo usar o telefone como um PC quebra-galho.

Uma das dificuldades para os fabricantes é que mesmo os conectores micro-HDMI são grandes do ponto de vista de um telefone, o que se soma ao espaço já ocupado pela porta micro-USB.

Para solucionar o problema, um consórcio entre a Sony, Samsung, Nokia, Toshiba e Silicon Image foi criado em 2008. Depois de mais de dois anos de desenvolvimento aparecerem com uma solução elegante para o problema:

Você pode notar que o conector MHL (à esquerda) se parece muito com um conector micro-USB e na realidade ele é inteiramente compatível com ele. Aparelhos como o Galaxy S II e outros compatíveis com o padrão oferecem uma única porta, combinando o conector micro-USB e o MHL, permitindo que você conecte o telefone ao PC, à TV ou o carregue usando uma única porta.

Foto: Vegetando (Firebird.blog.br)

A porta MHL continua sendo compatível com o HDMI, permitindo que o telefone seja ligado à TV usando um adaptador simples. O padrão MHL prevê também que TVs compatíveis sejam capazes de carregar o aparelho enquanto ele estiver conectado, mas naturalmente isso ainda não se aplica às TVs no mercado. Por enquanto, a solução encontrada pela Samsung foi adicionar um conector USB no adaptador oferecido em conjunto com o Glalaxy S II, que serve como fonte de alimentação.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X