Definição de Legacy ISA

Por Carlos E. Morimoto. Há .

Existem dois tipos de placas ISA: as ISA Plug-and-Play e as placas de legado (Legacy ISA). As primeiras, que começaram a aparecer ainda na época do 486, têm seus endereços configurados automaticamente pelo BIOS, mas não são capazes de compartilhar IRQs como as placas PCI.

O sistema de plug-and-play utilizado nelas funciona de forma limitada, de forma que elas ainda podem entrar em conflito com periféricos PCI, mesmo que existam alguns endereços livres. Nesse caso, você pode alterar manualmente o endereço a ser usado pela placa ISA através do gerenciador de dispositivos do Windows, basta clicar sobre o ícone do dispositivo, acessar as propriedades e abrir a guia de recursos.

Já nas placas Legacy ISA, é preciso configurar os endereços de IRQ manualmente, através de jumpers, ou então usando um software que acompanha a placa (o que é muito comum em placas de rede ISA). Uma vez configurada para usar um endereço, a placa irá entrar em conflito com qualquer dispositivo que tente usá-lo. Para complicar, o BIOS não enxerga as placas de legado, de forma que existe a possibilidade de que ele atribua o mesmo endereço para algum dispositivo plug-and-play, gerando um conflito.

Para evitar esse problema, é preciso reservar manualmente os endereços de IRQ e DMA ocupados por periféricos ISA de legado através da sessão "PNP/PCI Setup" do CMOS Setup. É o tipo de coisa com a qual você não precisa se preocupar em um PC atual (que não possuem sequer slots ISA), mas que era uma necessidade a duas gerações atrás.

Caso o PC tivesse instalado um modem ISA, configurado para utilizar o IRQ 7, por exemplo, você precisava marcá-lo com a opção "Legacy ISA" no Setup.

A opção default é não reservar os endereços, deixando-os livres para o uso de qualquer dispositivo PnP. Para reservar um endereço, basta alterar a opção. Lembre-se de reservar apenas os endereços necessários, pois ao reservar um endereço ele deixa de estar disponível para as placas plug-and-play.

Existe mais um ponto interessante sobre as placas ISA, que é o fato de existirem tanto placas ISA de 8 bits quanto placas de 16 bits. É fácil diferenciá-las, pois as placas de 8 bits utilizam apenas a primeira parte do encaixe. As placas de 8 bits utilizam exatamente o mesmo barramento que era usado no XT, o que significa que elas enxergam apenas os IRQs de 0 a 7. Esse é o caso de muitos modems ISA, por exemplo.

Neste caso não existe muito segredo, caso todos os seus IRQs de 0 a 7 já estejam ocupados, o jeito será mudar o endereço de um dos dispositivos, dando lugar ao modem. Você pode simplesmente reservar no Setup o endereço que esteja sendo usado por uma placa plug-and-play que esteja instalada, assim da próxima vez que iniciar o micro, o BIOS se encarrega de dar outro endereço para ela, deixando o modem em paz.

Em casos em que o BIOS não detecte um dispositivo recém-instalado ou em que ele insista em assinar o mesmo endereço para duas placas que não suportam o PCI Steering, causando um conflito, existe a opção de limpar o ESCD (usando a opção "Force Update ESCD" ou "Reset Configuration data" do Setup), o que faz com que o BIOS precise reconfigurar os endereços de todas as placas, a partir do zero.

Veja também
SK Hynix está desenvolvendo SSD de 300 TB
SK Hynix está desenvolvendo SSD de 300 TB
Hardware
Hellblade 2: confira os requisitos mínimos e recomendados
Hellblade 2: confira os requisitos mínimos e recomendados
Games
Qual a placa de vídeo mais antiga usada na Steam?
Qual a placa de vídeo mais antiga usada na Steam?
Artigos
M2A StarShip: um mini-PC gamer que parece ter saído de um filme de ficção científica
M2A StarShip: um mini-PC gamer que parece ter saído de um filme de ficção científica
Hardware
10 jogos que eram exclusivos do PlayStation e foram lançados para o Xbox
10 jogos que eram exclusivos do PlayStation e foram lançados para o Xbox
Artigos
Bots em evidência: pesquisa revela que 18% dos cliques na internet são falsos
Bots em evidência: pesquisa revela que 18% dos cliques na internet são falsos
Notícias
true