Definição de Imagem binária

Por Carlos E. Morimoto. Há .

Uma imagem binária é uma cópia bia a bit do conteúdo de um HD, DVD, ou qualquer outra mídia, contendo tanto os dados, quanto todas as estruturas lógicas, incluindo o conteúdo da trilha MBR, a tabela de partições e a estrutura das partições.

A imagem binária permite que o conteúdo do HD (incluindo os arquivos deletados) ou da mídia em questão sejam restaurados posteriormente em outra mídia.

Uma das ferramentas mais simples e mais eficazes para fazer isso é o "dd", um pequeno utilitário padrão do Linux, disponível em qualquer distribuição.

Para usá-lo para fazer uma imagem binária de um HD, instale um segundo HD, maior que o primeiro, onde será guardada a cópia. A imagem binária possui sempre exatamente o mesmo tamanho do HD, de forma que um HD de 80 GB, resultará em uma imagem de também 80 GB, mesmo que ele possua apenas 5 GB ocupados. A idéia da imagem binária é salvar não apenas os arquivos que o sistema "vê", mas sim todos dados armazenados nos discos magnéticos, incluindo seus arquivos deletados.

Em seguida, dê boot usando uma distribuição Linux live-CD com que tenha familiaridade, como o Kurumin, Ubuntu, Knoppix, Kanotix, Sidux ou outro. Depois de terminado o boot, abra uma janela de terminal e logue-se como root. Na maioria dos live-CDs, você pode fazer isso digitando simplesmente:

$ sudo su

Em outros você encontrará um link para abrir um terminal como root em algum lugar do menu.

Chame agora o "gparted", rodando o comando no terminal. Use-o para ver como o sistema detectou seus HDs e assim ter certeza de qual é o dispositivo referente ao HD de origem e qual é o do HD de destino. Por padrão, os HDs são detectados como:

Master da IDE primária: /dev/hda

Slave da IDE primária: /dev/hdb

Master da IDE secundária: /dev/hdc

Slave da IDE secundária: /dev/hdd

Primeiro HD SATA: /dev/sda

Segundo HD SATA: /dev/sdb

Terceiro HD SATA: /dev/sdc

Quarto HD SATA: /dev/sdd

Dentro de cada HD, as partições primárias são numeradas de 1 a 4 e as estendidas de 5 em diante. A primeira partição do primeiro HD SATA, por exemplo, seria vista pelo sistema como "/dev/sda1".

Depois de identificados os HDs, o primeiro passo é montar a partição do HD maior, onde será armazenada a imagem. Como disse, esta partição deve ter um volume de espaço livre equivalente ou superior ao tamanho do HD onde estão os dados a se recuperar.

Se o HD destino é o "/dev/sdb" e você vai salvar a imagem na primeira partição primária, então os comandos para montá-la seriam:

# mkdir /mnt/sdb1

# mount /dev/sdb1 /mnt/sdb1

Você deve montar apenas o HD destino. O HD de origem permanece desmontado, pois o sistema se limitará a fazer uma cópia de baixo nível, sem tentar entender os dados gravados.

Para gerar a imagem do HD "/dev/sda", salvando-a no arquivo "sda.img", dentro da partição que acabamos de montar, o comando seria:

# dd if=/dev/sda of=/mnt/sdb1/sda.img

A cópia binária é sempre demorada. Se a transferência de dados entre os dois HDs ficar em média em 30 MB/s, por exemplo, a cópia de um HD de 80 GB demoraria pouco mais de 45 minutos. Infelizmente o dd não exibe um indicador de progresso, pois isso o melhor a fazer é deixar o micro fazendo seu trabalho e ir se preocupar com outra coisa.

Outra opção é fazer a cópia diretamente para o segundo HD. O segundo HD não precisa ser idêntico ao primeiro, nem possuir exatamente a mesma capacidade. A única regra é que ele seja do mesmo tamanho ou maior que o primeiro.

Neste caso, você indica diretamente os dois dispositivos no comando do dd, com ambos desmontados. Para criar uma cópia do /dev/sda, no /dev/sdb (apagando todo o conteúdo do disco de destino), o comando seria:

# dd if=/dev/sda of=/dev/sdb

Este mesmo comando pode ser usado para clonar HDs, em casos onde você precisa instalar o sistema em vários micros iguais.

Veja também
Qual o game mais caro da PS Store no Brasil?
Qual o game mais caro da PS Store no Brasil?
Games
Produtos piratas importados da China serão barrados pela Receita Federal
Produtos piratas importados da China serão barrados pela Receita Federal
Notícias
Melissa: o vírus que enganou os viciados em pornô e infectou mais de 100 mil PCs em 1999
Melissa: o vírus que enganou os viciados em pornô e infectou mais de 100 mil PCs em 1999
Artigos
Apple retira WhatsApp, Threads, Telegram e Signal da App Store chinesa
Apple retira WhatsApp, Threads, Telegram e Signal da App Store chinesa
Mobile
Banco Central confirma novo vazamento de chaves Pix
Banco Central confirma novo vazamento de chaves Pix
Notícias
Motorola lança Moto G04s por R$ 747,15 a vista
Motorola lança Moto G04s por R$ 747,15 a vista
Mobile
true