Definição de FreeNX

Por Carlos E. Morimoto. Há .

O FreeNX Server é uma espécie de sucessor do VNC. Ele é mais prático de usar e utiliza uma forma mais inteligente de compressão dos dados. Ao invés de simplesmente tirar screenshots da tela e comprimir as imagens, como faz o VNC, ele abre uma seção remota do X (como ao usar o XDMCP), onde são transmitidas as instruções e pixmaps usados para montar a tela que será exibida no cliente. Estes dados são compactados usando o Zlib e encriptados usando o SSH, o que torna o FreeNX mais rápido e mais seguro que o VNC.

Ele é interessante sobretudo para acessar máquinas remotamente através de conexões lentas. Um ADSL de 256k já é suficiente para trabalhar confortavelmente, acessando seu micro do trabalho de casa, por exemplo. Acessar através de uma conexão via modem não chega a ser "confortável", mas também é utilizável.

O segredo neste caso é um sistema de cache usado pelo FreeNX, que armazena os pixmaps (ícones, por exemplo) já carregados para uso posterior, evitando que eles precisem ser retransmitidos toda hora. Como eles formam o grosso dos dados transmitidos (o restante são instruções para montar as janelas e posicionar seu conteúdo), isso faz com que depois de alguns minutos a velocidade comece a ficar melhor. Este cache é reutilizado ao acessar a mesma máquina novamente.

Outro detalhe que conta pontos é que o cliente possui uma interface fácil de usar (bem voltada para o usuário final), e existem clientes tanto para Linux quanto para Windows. A principal limitação é que o servidor em si existe apenas em versão Linux, já que o objetivo é acessar máquinas Linux remotamente. Se você precisar acessar uma máquina Windows, o VNC ainda é a melhor opção.

O NXServer nasceu como um projeto comercial, distribuído pelo http://www.nomachine.com como uma solução para redes com terminais leves. O servidor era pago e o cliente disponível para download gratuito, mas, as bibliotecas base do sistema sempre foram open-source, o que possibilitou o desenvolvimento do FreeNX Server.

Originalmente, o FreeNX estava disponível apenas na forma de pacotes .deb, hospedados no http://archive.kalyxo.org. Este servidor acabou sendo desativado e versões para outras distribuições foram desenvolvidas.

Os pacotes originais estão atualmente disponíveis no:

http://download.berlios.de/freenx/ http://debian.tu-bs.de/knoppix/nx/ http://debian.tu-bs.de/project/kanotix/unstable/

Os pacotes para o Fedora (que podem ser utilizados no Mandriva e outras distribuições derivadas do Red Hat) podem ser baixados no:

http://fedoranews.org/contributors/rick_stout/freenx/

Os pacotes do Kanotix, que podem ser usados no Debian e derivados estão disponíveis no: http://debian.tu-bs.de/project/kanotix/unstable/.

Os pacotes para o Ubuntu podem ser encontrados no: http://backports.ubuntuforums.org/ ou http://www.marblestation.com/tmp/debs/ubuntu-warty/nx/.

Como são vários pacotes (freenx, expectk, nxdesktop e nxviewer), a forma mais simples e menos propensa a problemas é adicionar o endereço como fonte de atualização do apt. Assim você pode instalar tudo de uma vez, incluindo as dependências usando o apt-get.

Abra o arquivo /etc/apt/sources.list e adicione esta linha no final do arquivo:

deb http://debian.tu-bs.de/project/kanotix/unstable/ ./

Depois rode o "apt-get update" para atualizar a lista de pacotes do apt e instale o FreeNX server com o comando:

# apt-get install freenx

Veja também
Como fazer o Windows iniciar mais rápido
Como fazer o Windows iniciar mais rápido
Artigos
Esse dock para placa de vídeo tem uma fonte de 550W
Esse dock para placa de vídeo tem uma fonte de 550W
Hardware
Na configuração máxima, novo iPad Pro custa mais de R$ 36 mil
Na configuração máxima, novo iPad Pro custa mais de R$ 36 mil
Mobile
Apple Pencil Pro e Magic Keyboard são os novos acessórios de ponta para os novos iPads
Apple Pencil Pro e Magic Keyboard são os novos acessórios de ponta para os novos iPads
Mobile
Gêneros de jogos que marcaram os anos 2000 e 2010
Gêneros de jogos que marcaram os anos 2000 e 2010
Artigos
Novos iPad Pro e iPad Air são vendidos sem carregadores na caixa
Novos iPad Pro e iPad Air são vendidos sem carregadores na caixa
Mobile
true