Firmware

Comecemos, pois pelo mais importante – o firmware. Ele pode responder por uma diferença enorme de desempenho, como visto na figura 1 :

A ROM mais lenta, a ROM/Firmware Versão 1.7.2 do firmware original, é justamente a que vem na maioria esmagadora dos M001 vendidos na Dealextreme a preço de $95,50 Dólares, que por um acaso, é o mesmo aparelho usado por Carlos Morimoto, tanto no review de visão geral, quanto por mim, nesta análise que busca torná-lo algo realmente aproveitável e útil.

Este review teve diversos atrasos, pois uma vez que a firmware estava em um desenvolvimento extremamente rápido, com versões novas saindo a cada praticamente três dias, não dava pra fazer o review sem esperar ficar defasado logo no lançamento do mesmo artigo. Com isso, a versão que traremos hoje é um “ultimato” das firmwares, ela possui um histórico enorme de alterações, que você pode acompanhar por aqui, mas que pode se resumir nos seguintes benefícios principais, observados diretamente por mim:

Ganho de duração da bateria: agora ela dura até 5 horas de 30 minutos, dependendo apenas do uso, como veremos na parte de dicas.

Ganho de velocidade: As firmwares de do desenvolvedor lefeudedieu, responsável pelo desenvolvimento dela, já tinham um histórico bom de ganhos de velocidade, como pode ser observado pela imagem um, agora, na versão 2.0.1, o ganho acumulado de velocidade tornou o uso realmente muito mais fluido, com uma resposta do sistema muito melhor e mais usável. Jogos rodam melhor, vídeos tocam em qualidades superiores, mas cada parte dessa lista será discutida em um momento mais a frente.

Overclock ativo: Surpreendentemente, conseguiram modificar o kernel até ativarem a possibilidade de overclock no sistema pelo SetCpu. O que antes era apenas um sonho agora é realidade e a frequência do processador pode ser aumentada de 300 MHz para até 533 MHz! Isso somado ao ganho de velocidade das otimizações das firmwares RELAX, criadas pelo lefeudedieu, resultam em um ganho de velocidade realmente valioso, e essa velocidade será explorada logo á frente. Em tempo: o underclock é possível sim, até a velocidade de 66Mhz, mas não refletiu em um ganho de bateria lá muito convincente, na maioria das vezes foi um ganho de cerca de 15 minutos, quando usado apenas para leitura de livros. Por padrão esta versão do firmware vem com overclock para 466 MHz (nem todos os aparelhos são compatíveis com o overclock de 533 MHz), mas você pode testar sem medo, pois ele apenas trava ao invés de superaquecer. Isso foi observado pelos usuários do fórum (incluindo a mim, aqui ele não funcionou a 533 MHz),

Entretanto, juntamente com os que não alcançam os 533 MHz, existem os felizes usuários que estão usando seus tablets a 533 MHz sem problemas, incluindo a bateria, que não tem uma redução muito significativa na duração: a maior parte do consumo vem da tela e do Wi-Fi.

Este firmware trás também o Android Market ativo e funcionando perfeitamente, usando a sua própria conta do Gmail, sem complicações, sem burocracia e sem hacks escadabrosos em terminais escuros.

A propósito, já está disponível a versão 2.0.2, mas não será abordada pois nem todos os aparelhos rodam bem esta nova versão, de modo que manteremos a escolha pela versão 2.0.1 disponibilizada logo mais.

As instruções para atualização da Firmware são encontrados aqui, mas para essa atualização você irá utilizar a Firmware “Relax 2.0.1 By lefeudedieu” encontrável nestes endereço de multi upload:

Versão Sylver:

Versão Black:

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X