Definição de echo

Por Carlos E. Morimoto. Há .

O echo (procuncia-se "éco") é um comando do shell (no Linux e outros sistemas Unix) que permite escrever escrever coisas na tela, como por exemplo em:

$ echo olá olá

O echo pode ser usado também para adicionar texto no final de arquivos de configuração. Por exemplo, para que o módulo "orinoco_usb" seja carregado durante o boot, precisaríamos adiciona-lo no final do arquivo /etc/modules. Uma forma de fazer isso seria usando o echo:

$ echo orinoco_usb >> /etc/modules

Usando dois ">" fazemos com que o texto seja adicionado no final do arquivo, sem apagar o conteúdo existente. Usando apenas um (como em: echo orinoco_usb > /etc/modules), faríamos com que todo o conteúdo anterior do arquivo fosse apagado, deixando apenas o texto, o que neste caso não seria uma boa idéia ;)

O echo interpreta o conteúdo de variáveis: por exemplo, "echo $numero" escreve na tela o conteúdo da variável numero. É possível colocar o texto entre apóstrofos (') o que faz com que variáveis, quebras de linha ou qualquer outra coisa seja tratada como texto. É possível usar este recurso para screver um arquivo de texto ou um arquivo de configuração inteiro, como em:

echo '[Desktop Entry] Encoding=UTF-8 Exec=konqueror /mnt/pendrive/ GenericName=Acessar o Pendrive Icon=usbpendrive_unmount Name=Acessar o Pendrive StartupNotify=true Terminal=false Type=Application X-KDE-SubstituteUID=false' >> /home/$USER/Desktop/"Acessar o Pendrive.desktop"

Publicações Relacionadas
Amazon lança novos produtos da linha de alto-falantes inteligentes Echo
Amazon lança novos produtos da linha de alto-falantes inteligentes Echo
Notícias
true