Definição de Conroe

Por Carlos E. Morimoto. Há .

O Conroe é a versão inicial do Core 2 Duo. Embora seja um chip radicalmente diferente do Pentium D, processador que o antecedeu, ele é produzido utilizando a mesma técnica de 0.065 micron utilizada na produção do Cedar Mill e do Presler e utiliza o mesmo encapsulamento que eles. Outra similaridade com o Pentium D é o uso do mesmo barramento de dados, o que permitiu que o Conroe continuasse utilizando o soquete LGA775, introduzido em 2004.

O Conroe não inclui nenhum tipo de controlador de memória integrado. Essa continua sendo uma exclusividade do Athlon 64 e sua principal arma, que permite reduzir de forma substancial o tempo de acesso à memória, ajudando assim a reduzir a pressão sobre os caches. O Athlon 64 também possui 128 KB de cache L1 (64k dados + 64k instruções), o dobro do Conroe, que possui apenas 64KB (dividido em dois blocos de 32 KB, para dados e instruções).

Em compensação, o cache L1 do Conroe trabalha com 8 linhas de associação, contra apenas duas do Athlon 64. Isso torna o cache mais eficiente, aumentando a probabilidade da informação necessária ser encontrada. A segunda vantagem é o massivo cache L2, que além de maior, é acessado através de um barramento de dados de 256 bits, muito mais largo que o usado no Athlon 64 (que usa um barramento de 128 bits). Uma observação é que o Conroe voltou a utilizar um cache L1 tradicional, sem vestígios do "trace cache" usado no Pentium 4, que armazenava instruções decodificadas.

Até o core Manchester, a AMD utilizava um cache L2 com 12 tempos de latência, o que representava uma pequena vantagem em relação ao Conroe, que utiliza um cache L2 com 14 tempos. Apesar disso, a partir do core Brisbane, a AMD passou a também utilizar um cache L2 com 14 tempos, o que equilibrou a balança. Para efeito de comparação, o Prescott utilizava um cache L2 com absurdos 28 tempos de latência, muito mais lento que ambos.

Uma das melhoras mais significativas do Conroe em relação aos processadores Intel anteriore é o recurso batizado de Macro-fusion, que permite que diversos pares de instruções comuns sejam combinados em uma única instrução, em vez de serem processados separadamente. Isto causa um efeito cascata, economizando espaço nos buffers, economizando processamento no agendador de instruções (scheduler), e assim por diante, resultando num ganho bruto de até 11%.

O Conroe possui 3 decodificadores de instruções simples e mais um decodificador de instruções complexas, 4 no total. Graças ao Macro-fusion, uma grande quantidade de instruções são combinadas (um par em cada 10 instruções, segundo os engenheiros da Intel), permitindo que em quase metade dos ciclos sejam decodificadas 5 instruções. O Athlon 64 possui apenas 3 decodificadores, capazes de lidar tanto com instruções simples (as mais comuns), quanto com instruções complexas. Isso significa que, na maior parte do tempo, os 4 decodificadores do Conroe levam uma grande vantagem, mas em alguns aplicativos que utilizem predominantemente instruções complexas, o Athlon 64 se sair melhor.

O Conroe leva uma grande vantagem também ao processar instruções SSE de 128 bits, pois é capaz de processá-las diretamente, num total de 3 instruções completas por ciclo. O Athlon 64 também possui três unidades SSE, mas nele cada instrução SSE precisa ser dividida em duas instruções de 64 bits, que são processadas separadamente. Ou seja, na prática, o Athlon 64 processa apenas três instruções SSE a cada dois ciclos, ou seja, o equivalente a apenas uma instruções SSE e meia por ciclo.

Atualmente, os conjuntos SSE, SSE2 e SSE3 são utilizados na grande maioria dos games, programas de processamento de vídeo e assim por diante, onde as instruções SSE são usadas como substitutas mais rápidas para instruções x87, executadas através do coprocessador aritmético. Isso acentua a vantagem do Conroe em aplicativos muito otimizados para as instruções SSE, sobretudo programas de compressão de vídeo e áudio.

Só para efeito de comparação, o Pentium 4 possuía apenas duas unidades SSE, que, como as do Athlon 64, eram capazes de processar apenas meia instrução por ciclo. Ou seja, o Conroe possui três vezes mais processamento bruto em SSE que o Pentium 4, o que explica a enorme diferença entre os dois em alguns benchmarks.

Outro reforço são as unidades de ponto flutuante (que formam o coprocessador aritmético) capazes de processar 4 instruções de dupla precisão por ciclo, contra apenas 3 por ciclo do Athlon 64.

Em relação ao Presler, foi mantido também o suporte ao EM64T, que torna o Conroe compatível com os sistemas e aplicativos de 64 bits, desenvolvidos para o Athlon 64 e também ao o Intel VT.

Veja também
Qual o game mais caro da PS Store no Brasil?
Qual o game mais caro da PS Store no Brasil?
Games
Produtos piratas importados da China serão barrados pela Receita Federal
Produtos piratas importados da China serão barrados pela Receita Federal
Notícias
Melissa: o vírus que enganou os viciados em pornô e infectou mais de 100 mil PCs em 1999
Melissa: o vírus que enganou os viciados em pornô e infectou mais de 100 mil PCs em 1999
Artigos
Apple retira WhatsApp, Threads, Telegram e Signal da App Store chinesa
Apple retira WhatsApp, Threads, Telegram e Signal da App Store chinesa
Mobile
Banco Central confirma novo vazamento de chaves Pix
Banco Central confirma novo vazamento de chaves Pix
Notícias
Motorola lança Moto G04s por R$ 747,15 a vista
Motorola lança Moto G04s por R$ 747,15 a vista
Mobile
true