Chipset e 3D

Em casos em que não for possível obter os drivers diretamente do fabricante da placa-mãe (o site da PC-Chips, por exemplo, é famoso pela lentidão, erros e links quebrados), uma segunda opção é utilizar os drivers oferecidos pelo fabricante do chipset:

Como a maior parte dos componentes onboard são integrados diretamente no chipset, os drivers “genéricos” do chipset permitem ativar a maior parte dos recursos da placa. Em muitos casos você vai ter problemas com o som (veja mais detalhes a seguir), com a placa de rede ou com controladores SATA ou IDE, caso o fabricante da placa tenha optado por utilizar chips externos. Nesses casos, o próximo passo é procurar por drivers nos sites dos fabricantes dos chips, como a Realtek, Marvel ou JMicron.

Hoje em dia, não existe muita dificuldade em encontrar drivers para a placa 3D, pois ao utilizar o vídeo integrado você pode obter os drivers diretamente no site do fabricante da placa-mãe (uma segunda opção é o fabricante do chipset) e, ao usar uma placa dedicada, você tem basicamente duas opções: nVidia ou AMD/ATI.

Em ambos os casos, os pacotes com os drivers de vídeo incluem um conjunto de utilitários agrupados na forma de um painel de controle. No caso da nVidia temos o nVidia Control Panel e o nTune e no caso da AMD/ATI temos o Catalyst Control Center, que justificam o brutal tamanho dos downloads.

Os links para baixar os drivers de vídeo são os mesmos dos chipsets (http://www.nvidia.com/content/drivers/e http://ati.amd.com/support/driver-pt.html), basta indicar o chipset da placa 3D.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X