Definição de Centrino (Intel)

Por Carlos E. Morimoto. Há .

Um notebook ideal deve ser leve, ter uma boa autonomia de bateria e hoje em dia também ter uma interface de rede wireless integrada. Para um fabricante de processadores como a Intel, um notebook ideal é um que além de um processador Intel leve um chipset e uma placa de rede wireless da mesma marca. O Centrino é uma tentativa de juntar estes dois pontos de vista.

Para melhorar a autonomia da bateria e permitir que o notebook seja mais leve (bateria menor, cooler mais simples, etc.) desenvolveram um Pentium 4 de baixo consumo, chamado Banias, um projeto derivado do antigo Intel Tinma.

O Banias tem menos estágios de pipeline que o Pentium 4 e mais cache L2, 1 MB completo. Isso faz com que ele opere a frequências mais baixas mas em compensação seja mais rápido por ciclo de clock.

Para melhorar a relação de desempenho e consumi elétrico foi adicionado um sistema relativamente agressivo de economia de energia. Ele não chega a ser tão eficiente quanto o do Crusoé por exemplo, mas já cumpre bem o seu papel.

A economia é feita diminuindo a frequência de operação e tensão usadas pelo processador quando ele está ocioso, quando o notebook estiver operando a baterias ou de acordo com a configuração do usuário. Na primeira leva o Banias foi lançado em versões de 900 MHz a 1.6 GHz. Em todas as versões a frequência de operação mínima é de apenas 600 MHz, onde o processador opera utilizando uma tensão de apenas 0.96V e consome apenas 6 Watts. Este modo econômico ainda conserva desempenho suficiente para a maior parte dar tarefas, como fazer uma apresentação, navegar na web, gravar um CD ou até mesmo assistir um DVD. A idéia é que nós passamos a maior parte do tempo fazendo coisas simples no micro e não existe necessidade do processador operar a toda drenando os ampéres da bateria todo o tempo.

Na frequência máxima os processadores consomem bem mais, mas ainda dentro da faixa de tolerância para um notebook. O Banias de 1.6 GHz consome 24.5 Watts, enquanto o de 1.1 GHz consome 12 Watts.

Junto com o Banias a Intel lançou dois novos modelos de chipsets, o 855PM e o 855GM. Estes dois chipsets são versões aperfeiçoadas do i845 (usado em placas de baixo custo para o Pentium 4). Eles oferecem suporte a memórias DDR PC266 e mantém o mesmos recursos básicos, mas possuem um consumo elétrico muito mais baixo (menos da metade do i845) e, o principal, são compatíveis com o sistema de gerenciamento de energia do processador.

Para completar o trio a Intel lançou também uma placa de rede Wireless, batizada de Pro/Wireless 2000 card. Esta é uma placa 802.11b no formato mini-PCI usado em notebooks, em futuras versões é possível que o controlador wireless venha integrado no próprio chipset.

A "plataforma Centrino" é um conjunto destes três componentes: Processador, Chipset e placa Wireless. Para poder vender seus notebooks sob a marca é necessário que o fabricante utilize os três de uma vez.

Os fabricantes que optarem por utilizar apenas o processador, ou apenas o processador e o chipset não poderá usar a marca Centrino, mas apenas a marca "Pentium-M" que é o nome comercial do Banias.

Veja também
Qual o game mais caro da PS Store no Brasil?
Qual o game mais caro da PS Store no Brasil?
Games
Produtos piratas importados da China serão barrados pela Receita Federal
Produtos piratas importados da China serão barrados pela Receita Federal
Notícias
Melissa: o vírus que enganou os viciados em pornô e infectou mais de 100 mil PCs em 1999
Melissa: o vírus que enganou os viciados em pornô e infectou mais de 100 mil PCs em 1999
Artigos
Apple retira WhatsApp, Threads, Telegram e Signal da App Store chinesa
Apple retira WhatsApp, Threads, Telegram e Signal da App Store chinesa
Mobile
Banco Central confirma novo vazamento de chaves Pix
Banco Central confirma novo vazamento de chaves Pix
Notícias
Motorola lança Moto G04s por R$ 747,15 a vista
Motorola lança Moto G04s por R$ 747,15 a vista
Mobile
true