Bitcasa: Armazenamento ilimitado por US$ 10 mensais

Bitcasa: Armazenamento ilimitado por US$ 10 mensais

Armazenamento de arquivos na nuvem não é nada de novo atualmente. Serviços como o Dropbox, Amazon S3, ou mesmo o Skydrive da Microsoft oferecem espaço para armazenamento de arquivos e recursos de sincronização e compartilhamento, oferecendo a possibilidade de criar um armário digital para arquivos de mídia, backups (embora a nuvem não seja necessariamente uma boa ideia para o armazenamento de arquivos confidenciais) e assim por diante.

A novidade no anúncio do Bitcasa é o fato de oferecerem espaço ilimitado por um preço fixo, o que abre um leque de possibilidades. Em resumo, o software de sincronização pode simplesmente dar upload de todos os arquivos do HD, sem que você precise se preocupar com pastas e espaço, criando tanto um backup automático, quanto a possibilidade de acessá-los a partir de outros dispositivos.

Para manter a confidencialidade, todos os arquivos são enviados para a nuvem de maneira encriptada, de forma que os servidores remotos não armazenam diretamente os arquivos (e sim simplesmente blocos de dados encriptados) e não possuem acesso às chaves. Uma vez colocados na nuvem, os arquivos podem ser tantos baixados quando vistos via streaming (no caso de arquivos de mídia) o que com uma conexão rápida é realmente uma possibilidade bastante prática.

Ainda existem muitas perguntas a serem respondidas, entre elas a própria viabilidade financeira do serviço, já que com espaço “ilimitado” a tendência é que os usuários simplesmente dêem upload de grandes volumes de dados e os deixem na nuvem indefinidamente, entupindo os HDs dos servidores com dados esquecidos, que provavelmente jamais serão acessados novamente. De qualquer forma, é um serviço que vale à pena acompanhar, já que caso consigam realmente cumprir a promessa, podem trazer mudanças importantes na forma como os usuários de diferentes dispositivos interagem com seus dispositivos.

Por enquanto, o serviço está ainda em fase beta, com um número limitado de “convites” que são recebidos conforme a disponibilidade, similar à estratégia adotada pelo Google durante o lançamento de novos serviços. Para receber um você precisa primeiro se cadastrar no site.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X