ARM espera ter 50% do mercado de PCs portáteis em 2015

A ARM pode ser metade de todos os computadores portáteis dentro de quatro anos, disse o presidente da companhia, Tudor Brown, em um discurso durante a Computex, em Taiwan. Ele disse que atualmente os seus chips contam com 10% mercado mobile, devido ao iPad e outros tablets e smartbooks, mas ele espera que essa fatia pule para 50% em 2015. A arquitetura deve ter participação de 15% ao final deste ano.

Esse avanço seria fruto de chips muito mais rápidos, como os Cortex-A15, além do lançamento do Windows 8 voltado aos ARMs. A produção de chips A15 deve ser iniciada no final de 2012, e deverá ser muito menor que os atuais processadores ARM, indo para 32 ou 28 nanômetros. Brown notou que a arquitetura já atingiu os 20 nm em testes, podendo chegar aos 14 nm com a cooperação da IBM.

Tornar o Windows compatível com a arquitetura ARM pode ser muito útil para a expansão do alcance da Microsoft, afirmou o CEO. Com chips que consomem muito menos energia, o Windows 8 poderá chegar aos sistemas de entretenimento e informação de automóveis e TVs, nichos que seriam impossíveis com chips da Intel, segundo Brown. Ele ainda diz que a Microsoft vem tentado, sem sucesso, há anos entrar no segmento de tablets devido aos chips “beberrões” da Intel, quando comparados aos econômicos ARM usados em dispositivos com Android, iOS e BlackBerry OS.

A Intel tem trabalhado no Medfield, um chip que, segundo ela, consumiria tão pouco e teria um desempenho suficiente para ser incluído em tablets e smartphones. Vamos ver do que esta guerra dará.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X