Youtube lança recurso de IA para retirar música com direito autoral dos vídeos mantendo o resto do áudio

O Youtube anunciou uma atualização bem interessante para criadores de conteúdo da plataforma. A novidade é uma nova ferramenta de borracha que permite remover músicas com direitos autorais de vídeos sem impactar outros áudios, como diálogos ou efeitos sonoros.

Ela foi anunciada ontem, 4 de julho de 2024, e chega como uma atualização que promete tornar a vida dos criadores muito mais fácil e evitar complicações legais relacionadas a direitos autorais. Saiba mais detalhes!

Leia também:

Youtube Premium ganhará mais opções de planos e possibilidade de dividir com amigos
Youtube Premium usa IA para avançar vídeos e traz opção picture-in-picture

Nova ferramenta usa tecnologia de IA para maior precisão

Neal Mohan, chefe do YouTube, foi quem anunciou a ferramenta no X, destacando sua importância para os criadores.

“Boas notícias, criadores: nossa ferramenta Erase Song atualizada ajuda você a remover facilmente músicas reivindicadas por direitos autorais de seu vídeo (enquanto mantém o restante do áudio intacto)”, disse Mohan.

Essa atualização vem após meses de testes e aprimoramentos, já que antes ela não era tão precisa, frequentemente removendo ou afetando outros áudios nos vídeos. De acordo com ele, a nova versão utiliza um algoritmo avançado de inteligência artificial para detectar e remover especificamente músicas protegidas por direitos autorais sem impactar o restante do áudio no clipe. Ou seja, o uso da IA trouxe um avanço significativo em comparação com as versões anteriores da ferramenta.

Ferramenta de borracha do Youtube ainda é limitada

Apesar das melhorias, o YouTube ainda alerta que a nova ferramenta pode não ser eficaz em todos os casos. Em sua página de suporte, a empresa explica: “Esta edição pode não funcionar se a música for difícil de remover. Se esta ferramenta não remover com sucesso a reivindicação em um vídeo, você pode tentar outras opções de edição, como silenciar todo o som nos segmentos reivindicados ou cortar os segmentos reivindicados.”

Essas alternativas permitem que os criadores lidem com reivindicações de direitos autorais de maneira mais flexível, garantindo que o conteúdo não seja removido ou silenciado por completo. A opção de “Silenciar todo o som nos segmentos reivindicados” permite silenciar partes do vídeo que contêm material protegido por direitos autorais, enquanto a edição bem-sucedida remove a reivindicação de ID de conteúdo do YouTube.

A atualização da ferramenta de remoção de músicas do YouTube é um passo importante para proteger os criadores de conteúdo de reivindicações de direitos autorais, ao mesmo tempo em que mantém a integridade de seus vídeos. Isso é especialmente importante para criadores que dependem da monetização de seus conteúdos e que buscam evitar conflitos legais.

Fonte: TechCrunch

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!