O Youtube completou 17 anos no começo do ano, e desde então, ele vem sendo preparado para uma pequena “reforma”, que finalmente foi liberada nessa semana. Segundo postagem no blog oficial do serviço, eles anunciaram que essas melhorias levaram em conta a opinião de milhares de espectadores em todo o mundo.
Com isso, o Youtube ganha algumas mudanças visuais, no design, além de novas funções bem interessantes que visam facilitar e melhorar a experiência, principalmente em dispositivos móveis. São elas a capacidade de zoom e também um sistema de busca mais preciso.
Leia também:
YouTube Premium sobe de preço; confira o novo valor
Youtube pode restringir acesso a vídeos 4K apenas aos assinantes do plano premium
Mudanças no visual do Youtube
As primeiras mudanças dessa reforma estão no visual do aplicativo, principalmente no seu jogo de cores. Uma dessas novidades é a chegada do modo ambiente, que já estava em fase de teste há algum tempo e agora finalmente está sendo liberado para todos.
Esse modo ambiente faz com que, através da amostragem dinâmica de cores, o aplicativo possa se adaptar e oferecer tons de cores que são compatíveis com a cor de fundo.
“Fomos inspirados pela luz que as telas emitem em uma sala escura e queríamos recriar o efeito para que os espectadores fossem atraídos diretamente para o conteúdo e o vídeo tivesse um foco ainda maior em nossa página de exibição.”
O modo ambiente está disponível tanto na web quanto no smartphone no tema escuro. E por falar nele, o tema escuro nos smartphones também foi atualizado com essas mudanças, e agora ele apresenta cores ainda mais escuras com um efeito mais poderoso, e estará disponível tanto na web quanto para dispositivos móveis e até para Smart TVs.
Outra mudança chegou para as playlists, ou listas de reprodução. Agora a página das playlists também ganharão o mesmo tratamento de cores e também mostram mais detalhes sobre cada lista.
Novas funções como zoom e busca precisa
Em relação aos vídeos, o Youtube também ganha algumas novidades bem interessantes em seu player. A ideia principal é trazer mais facilidade no uso, além de uma página de exibição mais confortável para os olhos.
Primeiro, os links postados nas descrições dos vídeos serão mostrados como botões. Segundo, as ações como curtir, compartilhar e baixar ganham uma nova formatação para serem mais sutis e não distrair o espectador. Por fim, o botão de inscrição nos canais passou também por uma mudança, ganhando um novo formato com contraste e perdendo a cor vermelha (esses detalhes podem ser vistos na imagem do tópico acima).
Entre as novidades mais interessantes dessa reforma está a chegada do recurso “Pinch to zoom”, que permite que o usuário possa dar um zoom no vídeo através do movimento de pinça na tela, ou aumentando ou diminuindo o tamanho. Obviamente, esse recurso só funciona em dispositivos com tela touch, como smartphones Android ou iOS.
O mais legal é que, ao dar zoom em um vídeo com o movimento de pinça, ao soltar o dedo da tela, o zoom continua lá. Ou seja, não precisa ficar segurando o vídeo ampliado na tela para ver.
E, por fim, outra função que também pode ser bem útil para usuários é a de busca precisa, principalmente para quem procura por tutoriais no Youtube, o que é bem comum. Essa nova função mostra miniaturas do vídeo enquanto o usuário arrasta a barra de reprodução, assim fica mais fácil encontrar aquele momento preciso do vídeo que você precisa voltar ou adiantar. Essas miniaturas também aparecem ao deslizar o dedo para cima no vídeo, e também é uma função voltada para dispositivos com tela sensível ao toque.
Eles também revelaram gestos por toque como o de pressionar longamente em qualquer local do vídeo para acionar a busca ou tocar duas vezes com dois dedos para pular os capítulos. Além disso, há ainda um gráfico que mostra quais são os momentos dos vídeos que foram mais repetidos.
Segundo a postagem, essas mudanças começarão a aparecer para todos a partir das próximas semanas, então a dica é manter o aplicativo do Youtube sempre atualizado para garantir.
Fonte: Youtube