Nos últimos dias, alguns usuários do YouTube vêm percebendo mudanças sutis, mas significativas, na forma como a plataforma tem exibido seus anúncios. Aparentemente, a ação de pular os anúncios, algo que muitas pessoas usam, estaria se tornando um pouco mais complicada.
Relatos em plataformas como Reddit indicaram que, em vez do tradicional cronômetro que aparece para pular anúncios no desktop, alguns usuários estão vendo retângulos pretos sobre o botão de “pular”. Enquanto isso, outros usuários de dispositivos móveis também mencionaram a ausência do cronômetro, tornando o processo um pouco confuso.
Leia também:
Youtube começa a ocultar botão de pular anúncio nos celulares
YouTube permitirá Shorts com até 3 minutos
Youtube planeja mudanças na forma de pular anúncios
Isso fez com que muitas pessoas acreditassem que o Youtube estaria começando um processo para tirar de vez a opção de pular os anúncios em sua plataforma, principalmente pelo celular. Porém, a empresa já esclareceu que não é isso que está acontecendo.
Em uma declaração ao site The Verge, Oluwa Falodun, porta-voz do YouTube, garantiu que o botão de “pular” continuará aparecendo nos anúncios puláveis, porém ele só vai surgir depois dos primeiros cinco segundos de exibição, como de costume.
Essas mudanças observadas pelos usuários têm a ver com a forma com que o Youtube está ajustando a interface de exibição desses anúncios. Segundo Falodun, a plataforma está “reduzindo elementos no player de anúncios” com o objetivo de oferecer uma experiência mais limpa e organizada. Esse ajuste tem o intuito de permitir que os espectadores se envolvam mais profundamente com o conteúdo do anúncio.
Uma das mudanças mencionadas é que, ao invés do tradicional cronômetro que avisa quanto tempo falta para pular o anúncio, os usuários podem começar a ver essa contagem como uma barra de progresso na parte inferior da tela, tanto no desktop quanto no celular. Essa sutil alteração pode estar criando a sensação de que o botão de pular está “escondido”, mas, na verdade, ele ainda está lá, apenas apresentado de uma forma diferente.
Expansão da exibição de anúncios
Mesmo com a confirmação de que o botão de pular continua a existir, o YouTube está claramente aumentando as formas e os momentos em que anúncios são exibidos. Um exemplo disso é o fato de que agora a tela de pausa pode mostrar anúncios, algo que antes não acontecia. Essa movimentação faz parte de uma estratégia mais ampla da plataforma para maximizar a monetização, tanto para a empresa quanto para os criadores de conteúdo.
E, como não poderia deixar de ser, essa expansão não veio sem controvérsias. No ano passado, o YouTube removeu alguns controles de anúncios que estavam disponíveis para os criadores, limitando sua capacidade de escolher como e quando os anúncios seriam exibidos em seus vídeos.
Além disso, o YouTube tem aumentado seus esforços contra o uso de bloqueadores de anúncios, tornando mais difícil para os usuários evitarem esse tipo de conteúdo sem pagar por uma assinatura premium.
O aumento do YouTube Premium
Com o aumento da quantidade de anúncios e a repressão ao uso de bloqueadores, o YouTube Premium se torna a opção mais viável para aqueles que desejam uma experiência sem interrupções. Mas infelizmente essa solução vem com um preço, literalmente.
O custo da assinatura do YouTube Premium vem aumentando cada vez mais, o que acaba sendo um grande problema para muitos usuários que preferem evitar os anúncios, mas não estão dispostos a pagar um valor cada vez maior.
Fonte: The Verge