Youtube começa a testar novo recurso de Notas nos vídeos

O YouTube está lançando um novo recurso experimental que permitirá aos espectadores adicionar “Notas” aos vídeos, fornecendo mais contexto e informações, de acordo com informações exclusivas do TechCrunch.

O recurso segue o mesmo conceito das Community Notes no X (antigo Twitter), e pode acabar se tornando uma ferramenta poderosa contra a desinformação, principalmente em épocas de eleições. Saiba mais!

Leia também:

Essa é a nova tática do Youtube para tentar barrar bloqueadores de anúncios
YouTube pula automaticamente o vídeo para o fim ao identificar adblockers

Recurso ainda está em fase inicial de testes

celular com o Youtube aberto

Segundo a empresa de propriedade do Google, o recurso pode ser utilizado em diversos momentos para trazer informações precisas sobre vídeos ou parte deles. Como exemplo, ele pode esclarecer quando uma música é uma paródia ou para informar os espectadores sobre filmagens antigas que estão sendo retratadas como eventos atuais.

Esta funcionalidade se torna ainda mais nos Estados Unidos nesse momento, já que esse ano é ano eleitoral.  Isso porque a desinformação foi um problema significativo nas eleições presidenciais de 2020 e tende a ser ainda mais complicada nas eleições de 2024, com ao avanço da IA generativa.

O piloto do recurso será inicialmente disponibilizado em dispositivos móveis nos EUA, exclusivamente em inglês. Durante esta fase de teste, o YouTube reconhece que poderão ocorrer erros, como notas que não correspondem adequadamente aos vídeos ou que contenham informações incorretas.

A empresa planeja aprender com essa fase de teste e está aberta ao feedback de espectadores e criadores sobre a qualidade das notas.

Participantes irão avaliar a ferramenta do Youtube

Apenas um número limitado de usuários será convidado para escrever notas durante a fase de teste. Os usuários elegíveis devem ter um canal ativo no YouTube e estar em conformidade com as diretrizes da plataforma. Dessa forma, a novidade vai começar a aparecer para os espectadores dos EUA nas próximas semanas e meses.

Durante o piloto, avaliadores de terceiros avaliarão a utilidade e a precisão das notas. O YouTube usará essas avaliações para treinar seus sistemas. Se as notas forem consideradas úteis pelos avaliadores, elas aparecerão sob os vídeos. Os espectadores poderão avaliar se acham a nota “útil”, “um pouco útil” ou “não útil” e explicar suas razões, como a citação de fontes de alta qualidade ou a neutralidade da redação.

É através dessas avaliações que o algoritmo do Youtube vai decidir e determinar quais notas serão realmente publicadas nos vídeos, tendo em vistas as que serão mais úteis para uma quantidade maior de pessoas. Ou seja, de um número significativo de pessoas definirem que uma nota é útil, então ela terá mais chances de ser adicionada ao vídeo.

Como o recurso ainda está em teste, a empresa deixou claro que a ideia é justamente que ele melhore com o tempo. Quanto mais notas foram submetidas e avaliadas, mais preciso ele vai ficando, o que é justamente o objetivo desse período de testes.

Ainda não há uma confirmação oficial de que o novo recurso de fato chegará a todos, já que eles vão primeiro ver como será essa melhora, a recepção das pessoas e só então decidir se vale a pena lançar oficialmente para todos ou não.

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!