Windows 365 é um serviço por assinatura de PCs na nuvem; entenda

Nesta quarta-feira, a Microsoft anunciou a chegada de um novo serviço, o Windows 365, que permite que os usuários possam acessar e fazer streaming de um computador em nuvem. Com isso, é possível acessar um Windows 10 ou Windows 11, quando for lançado, a partir de qualquer outro computador, smartphone ou tablet.

Para esse acesso é preciso ter um aplicativo ou um navegador web, e a ideia é garantir produtividade mesmo em acesso remoto, já que agora muitas empresas estão trabalhando dessa forma.

Leia também:

Microsoft Office 365 fica mais caro no Brasil, confira os preços
Office 365 passa a se chamar Microsoft 365

Windows 365 é um Cloud PC que permite acesso a qualquer momento

Windows 365

O nome remete ao Office 365 justamente porque eles contam com uma lógica bem parecida. Enquanto o Office fornece acesso a alguns programas como o Word e Excel, o Windows 365 oferece acesso a um computador com Windows. A ideia foi baseada no Azure Virtual Desktop e para ter acesso basta ter o aplicativo Remote Desktop, que pode rodar em computadores, Macs, iPads, tablets e smartphones com Android.

Segundo Wangui McKelvey, o gerente geral do Microsoft 365, o Windows 365 é prático e tem inicialização instantânea. Ele também confirmou que as atividades ficam salvas, e por isso o usuário pode continuar de onde parou da ultima vez que acessou o computador. O estado dele na nuvem continua o mesmo, até mesmo se você fizer o acesso de um aparelho diferente.

A ideia de um acesso a um computador via nuvem não é exatamente nova, porém a Microsoft traz sua versão pensando principalmente em empresas que estão começando ou já trabalham remotamente. Com ele, os funcionários poderão ter acesso a um computador completo na nuvem, e a empresa não precisará contratar ninguém especializado em virtualização para fazer com que isso funcione.

Windows 365

Outra vantagem do Windows 365 é a facilidade, já que é um sistema familiar para a maioria das pessoas, então não terá dificuldades em configurar e gerenciar todo o uso dos aplicativos.

Quando ao preço, ele funcionará como uma assinatura mensal, igual o que acontece com serviços de streamings de filmes e séries como Netflix. O valor de cada assinatura vai depender do tamanho da instalação. Será possível escolher até 8 CPUs, com armazenamento de até 512 GB e com memória RAM de até 32GB. Você também escolhe o número de dispositivos que vão poder ter acesso a mesma conta.

Seu lançamento acontecerá no dia 2 de agosto, porém inicialmente ele estará disponível apenas para empresas nos Estados Unidos. O valor da assinatura mensal não foi informada e nem quando ele chegará a outros países, como o Brasil.

Fonte: Microsoft

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!