O Windows 11 ganha mais e mais novidades com o passar do tempo, e a Microsoft já anunciou uma das exigências para quem quiser instalar a mais nova versão do sistema operacional em seus computadores.
Segundo a empresa, para instalar o Windows 11 Pro, será obrigatório que o usuário tenha uma conta na Microsoft e que o computador esteja conectado a uma rede de internet no primeiro acesso durante essa instalação.
Leia também:
Windows 11 ganha novos recursos como criação de pastas no Menu Iniciar
Desenvolvedor consegue fazer o Windows 11 rodar num Google Pixel 6
Existe um método para burlar a exigência da internet no Windows 11 Home
De acordo com uma atualização postada na página de liberação da Build 22557, a empresa tem planos para que isso seja obrigatório em todas as atualizações futuras ao Windows 11. A postagem afirma que:
“Semelhante à edição do Windows 11 Home, a edição do Windows 11 Pro agora requer conectividade com a Internet apenas durante a configuração inicial do dispositivo (OOBE). Se você optar por configurar o dispositivo para uso pessoal, o MSA também será necessário para a configuração. Você pode esperar que a Conta da Microsoft seja necessária em voos WIP subsequentes.”
Como é possível ver nas informações passadas pela Microsoft, o Windows 10 Home já requer que os aparelhos estejam conectados na internet e que o usuário tenha uma senha na Microsoft para fazer a instalação inicial.
Entretanto, ano passado, já foi divulgado na internet um método que permite que os usuários façam essa instalação no Windows 10 Home sem precisar de conexão com a internet. Ainda não se sabe se esse método também vai funcionar com a instalação do Windows 10 Pro.
O método consiste em apertar Shift +F10 quando aparecer a tela para conectar a internet durante a instalação do sistema. Com isso, ele vai abrir o prompt de comando. Em seguida é preciso digitar “taskmgr” e apertar Enter. Depois é necessário expandir o Gerenciador de Tarefas apertando em “Mais Detalhes” e encontrar o “Network Connection Flow”. Então é só clicar nele com o botão direito do mouse e encerrar a tarefa ou “End task”.
Microsoft não explicou o motivo da exigência
Embora para alguns usuários essa exigência possa ser tranquila, outros podem acabar não gostando muito da ideia de ter que usar a sua conta da Microsoft para determinado dispositivo ou até mesmo não tenham internet disponível no momento da instalação. A Microsoft não explicou o motivo dessa exigência.
Vale ressaltar que essa exigência só será pedida aos novos dispositivos que forem instalar o Windows 10 Pro a partir de agora. Ou seja, quem já está rodando o sistema em seu aparelho usando uma conta local não será forçado a mudar isso ou adicionar uma conta Microsoft, a não ser que escolha redefinir o aparelho.
A empresa também não revelou que será a linha de tempo para que isso entre em vigor para todos, mas como ela já está ativa no Windows Insider, é muito provável que isso acontecerá em uma atualização do Windows 11 ainda esse ano.
Fonte: Neowin