Nesta quarta-feira (9) a Microsoft liberou uma atualização para Windows 11 que eu tenho certeza que será muito bem vista pela maioria dos usuários. Trata-se da adição de abas no Explorador de Arquivos (Windows Explorer). A novidade chegou para uma build de testes do sistema operacional, que trouxe também outros recursos interessantes.
É bem verdade que muitos usuários do Windows almejam há tempos por essa funcionalidade. E a Microsoft finalmente atendeu aos pedidos na compilação de número 22572, liberada para quem participa do canal Dev do Windows Insiders. Como você pode ver nos screenshots abaixo, agora o Windows Explorer possui a função de guias (ou abas). É um recurso similar ao presente nos navegadores modernos, como Chrome, Firefox, Microsoft Edge, Opera e outros.
Leia também
Windows 11 passa a rodar apps de Android com mais desempenho
Windows 11 ganha novos recursos como criação de pastas no Menu Iniciar
Como dá pra ver nos prints abaixo, o novo recurso funciona tanto no modo claro quanto no escuro. Podemos ver três abas abertas na parte superior da janela. As guias ficam acima da barra de ferramentas e quase na altura dos botões minimizar, maximizar e fechar. As três abas abertas são “Acesso rápido”, “Disco Local C” e “Downloads”.
As abas no Explorador de Arquivos aumentam a praticidade
Quem é usuário de macOS sabe muito bem disso. O sistema operacional da Apple conta com este recurso há muito tempo. Ao abrir o Finder, o gerenciador de arquivos da Apple, o usuário pode abrir várias pastas na mesma janela. E isso melhora bastante a experiência do usuário e a praticidade do sistema. O usuário perde menos tempo navegando entre janelas diferentes.
E basta uma rápida olhada no Twitter para perceber que quem soube da novidade também comemorou. Um dos usuários comentou: “Meu Deus, eu estava esperando isso por muito tempo!”. Um outro escreveu o seguinte: “Isso realmente ajudará a reduzir a quantidade de janelas desajeitadas do Windows Explorer”. De fato, era uma funcionalidade muito esperada.
E a Microsoft até tentou implementar este recurso antes. Em 2017, por exemplo, a empresa implementou abas para aplicativos do Windows 10. E nesse meio também estava o Explorador de Arquivos. Mas o projeto foi cancelado em 2019.
Vale lembrar que as abas no Windows Explorer chegaram apenas para uma versão de testes do Windows 11. Ainda não sabemos quando o recurso será liberado para todos os usuários da versão estável.
Outras novidades do Windows 11
A compilação de número 22572 não trouxe apenas as abas no Explorador de Arquivos como a única novidade. Agora o Windows 11 traz o Microsoft Family por padrão. Trata-se de um aplicativo para gerir os recursos de segurança familiar.
O editor de vídeos Clipchamp também se tornou padrão do sistema. E a busca do sistema operacional também ganhou melhorias pontuais. Uma delas é que a partir da semana que vem ela passará a mostrar highlights de alguns momentos especiais da sua vida. Algo mais ou menos parecido com o que o Google Fotos faz atualmente.
Fonte: Microsoft