O Windows 11 aos poucos começa a ganhar mais recursos e melhorias para trazer novidades em sua nova versão. O sistema operacional ganhou mais uma atualização no Canal Dev do Windows 11 revelando a chegada de novidades.
Como já era esperado, a Microsoft decidiu focar em trazer melhorias para o Menu Iniciar, permitindo a criação de pastas com aplicativos, além de mudanças na Barra de Tarefas, mais praticidade para o modo Foco e até mesmo novidades para o Gerenciador de Tarefas.
Leia também:
Desenvolvedor consegue fazer o Windows 11 rodar num Google Pixel 6
Cuidado: site falso promete instalar o Windows 11 mas instala malware
Criando pastas no Menu Iniciar
Uma das grandes novidades dessa atualização é a possibilidade de unir aplicativos dentro de uma mesma pasta no Menu Iniciar, facilitando assim a criação de atalhos. Assim como acontece no Android, por exemplo, será possível arrastar um aplicativo para cima de outro e assim criar uma pasta e adicionar mais com o tempo.
Isso ajuda a adicionar mais opções nos atalhos e mantém tudo mais organizado, já que a ideia é que aplicativos semelhantes fiquem na mesma pasta. A empresa inclusive promete que em um futuro próximo será possível personalizar os nomes dessas pastas.
Mais praticidade no modo Foco e no Não Perturbe
Os modos Foco e Não Perturbe foram novidades bem vindas para quem trabalha com o computador e precisa daqueles momentos de concentração e sem distração. Com a atualização, a Microsoft adiciona facilidades para eles.
Agora o modo Foco está integrado ao relógio do sistema, então facilita com que o usuário possa criar uma rotina para trabalho, estudo ou concentração. É possível ainda personalizar o silêncio das notificações com o uso do cronômetro, criar lembretes para os momentos de pausa ou intervalos e até mesmo curtir uma playlist de músicas relaxantes e calmas no Spotify para ajudar na concentração.
Também é possível ativar o modo Foco através da Central de Notificações, tendo um acesso mais rápido ao recurso sem perder muito tempo. Isso faz com que ele possa ser ativado naqueles momentos de concentração de forma rápida e prática.
Seguindo esse mesmo conceito está o Não Perturbe, que também ganha facilidades de acesso. A Microsoft anunciou que agora “está mais fácil do que nunca” ativar as notificações silenciadas através da Central de Notificações, que ganha um botão de ligar e desligar exclusivo para a função.
Gerenciador de tarefas e de energia também ganham melhorias no Windows 11
A nova atualização para testadores do Windows 11 também traz melhorias já aguardadas para o Gerenciador de Tarefas. Agora ele conta com um design e interface ainda mais voltada para o visual do Fluent Design do sistema, embora mantenha os recursos e a funcionalidade de sempre. As mudanças ficam por conta da aparência, que ganha tons de transparência com imagens de gráficos de desempenho mais fáceis de visualizar e também o esperado suporte para o modo noturno.
Já o gerenciador de energia ganhou melhorias em termos de precisão, oferecendo informações mais claras na seção Energia e Bateria, incluindo gastos recentes de energia, o nível de recarga e garantindo um acesso mais prático para os padrões de tempo de tela ociosa e de suspensão do computador.
“Os valores padrão para Sleep e Screen off foram atualizados para reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono quando os PCs estão ociosos. Também forneceremos recomendações de economia de energia para ajudar a reduzir as emissões de carbono para aqueles com suspensão e tela desligadas como Nunca.”
Mais gestos para o uso em tablets
Para quem usa o Windows 11 em tablets, a novidade é que o sistema vai oferecer mais opções de gestos para ter acesso rápido a recursos importantes e básicos. São 3 novos gestos.
O primeiro faz com que, ao arrastar de baixo para cima no centro da Barra de Tarefas, apareça o menu Iniciar. Fazer o movimento contrário faz com que ele desapareça.
O segundo é arrastar da direita para a esquerda a partir do Menu Iniciar quando ele estiver aberto na seção de Apps Fixados, fará com que apareça a lista de todos os aplicativos.
O terceiro é arrastar de baixo para cima com o dedo perto da data e hora do sistema, que fará com que apareça o menu de configurações rápidas.
Além disso, a empresa ainda afirmou que a Central de Notificações também está com animações que respondem melhor aos gestos no dispositivo.
Melhorias para o Snap Layout e chegada de legendas em tempo real
O Snap Layout já é um recurso ativo no Windows 11 que pode ser ativado também clicando com o botão direito do mouse quanto arrastando a janela até a lateral da tela. Agora, ele recebe uma barra dedicada que surge na parte superior da tela. Ao arrastar uma janela até essa barra ele te mostra quais configurações possíveis de layout e basta escolher uma e soltar a janela dentro da opção.
Uma das funções mais aguardadas para o novo sistema operacional é o de Legendas em tempo real, que promete ajudar na acessibilidade principalmente de pessoas com problemas de audição ou para melhor entendimento de áudios. Segundo a empresa, as legendas serão geradas automaticamente a partir de qualquer conteúdo de áudio e elas podem ser localizadas tanto na parte superior quanto inferior da tela. Elas poderão ser acessadas através dos botões Win + CTRL + L. Infelizmente elas só são compatíveis com conteúdo em inglês.
Mais praticidade na Barra de Tarefas e no Explorador de Arquivos no Windows 11
A barra de tarefas oferece um recurso que foi solicitado por muitos usuários, que é a volta ao suporte para o arrasta e solta de arquivos, usado principalmente para abrir arquivos em diferentes programas de forma rápida. Também é possível usar esse suporte para anexar aplicativos ao Menu Iniciar arrastando-os.
Além disso, nos computadores que possuem mais de um perfil de cores, é possível adicionar uma configuração rápida e alternar entre eles a qualquer momento. Durante uma transmissão da tela com o Win + K, é exibido um ícone de transmissão na Barra de Tarefas e, a partir dele, é possível abrir as Configurações Rápidas de transmissão.
Outro recurso que também retorna para o Windows 11 é a possibilidade de ver prévias de pastas a partir do Explorador de Arquivos. Nessa prévia ela mostra os arquivos que tem dentro da pasta em miniatura para uma visualização rápida antes de abrir a pasta.
Para quem usa o OneDrive para fazer backup de arquivos ou gerenciá-los na nuvem, a empresa também trouxe uma novidade interessante. Para garantir um maior controle sobre o consumo desse armazenamento e também garantir a sincronia entre eles, eles adicionaram também uma integração do OneDrive com o Explorador de Arquivos. Assim dá para acessar as pastas do OneDrive por ele, além de verificar o status de sincronização e usar a cota de armazenamento por ali.
Fonte: Microsoft