Verizon vende Yahoo e AOL por US$ 5 bilhões

Nesta segunda-feira (3) a operadora norte-americana Verizon vendeu o Yahoo e a AOL por um total de US$ 5 bilhões! Ambas foram vendidas para uma empresa de gestão de investimentos chamada Apollo Global Management, que é dona de um cassino em Las Vegas e também de uma rede varejista de itens de artesanato.

Se você tem mais de 30 anos e usou a internet nos anos 1990 com certeza se lembra com carinho (ou nem tanto) do Yahoo e da AOL. O Yahoo foi um dos primeiros buscadores que eu usei, ainda no laboratório de informática da escola com PCs equipados com Windows 95. E a AOL ficou famosa no Brasil pelos diversos CDs que serviam para a instalação de discadores, que eram programas necessários para se acessar a internet discada, na época.

Ascenção e queda

Tanto Yahoo quanto AOL foram gigantes em seus respectivos auges. O Yahoo chegou a valer US$ 200 bilhões em seu ápice. A AOL não ficou muito atrás e atingiu um valor de mercado de US$ 125 bilhões. Porém, as duas empresas não foram competentes em acompanhar a evolução rápida e constante da internet e começaram a decair.

Yahoo e AOL

Mesmo assim, em 2015 o Yahoo foi comprado pela Verizon por US$ 4,4 bilhões. Em 2017 foi a vez da AOL ser comprada por US$ 4,5 bilhões. E assim foi o surgimento da Verizon Media. O objetivo da operadora era não depender apenas da venda de banda larga e planos de internet. Ela queria diversificar suas fontes de receita.

A ideia ao adquirir o Yahoo e AOL era capitalizar em cima de anúncios online. Porém, Facebook e Google já estavam anos-luz à frente e praticamente abocanharam todo o mercado de anúncios online.

Com isso, a Verizon Media foi se desfazendo aos poucos de seus ativos. Por exemplo, o Flickr foi vendido em 2018 para uma plataforma de fotógrafos chamada SmugMug. Em 2019 o Tumblr foi vendido para a empresa dona do WordPress e em 2020 foi a vez do Huffington Post ser vendido para o BuzzFeed. O icônico e saudoso Yahoo Respostas também fechará as portas já nesta terça-feira (4).

Mas nem tudo vai de ladeira abaixo. A Verizon Media possui ativos bem lucrativos. São os casos dos sites Engadget, TechCrunch e Yahoo Sports que, juntos, faturaram US$ 1,9 bilhão só nos três primeiros meses de 2021.

Quem é a Apollo Global Management?

Apollo Global Management

A Apollo Global Management é uma empresa de gestão de investimentos. Portanto, ela investe em vários setores com o objetivo de aumentar o seu valor de mercado para vendas futuras. Outra alternativa é abrir capital na bolsa de valores, o que costuma enriquecer seus donos com muita rapidez.

Para você ter uma ideia de quão variados são os investimentos da Apollo Global Management, ela comprou por US$ 6,25 bilhões o resort Venetian, bem conhecido em Las Vegas (não que eu já tenha ido, é claro). Além disso, ela adquiriu por US$ 5 bilhões a marca Michaels, especializada na venda de produtos para artesanato.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!