Já faz quase 1 ano e meio desde que o Chromecast com Google TV foi lançado. Já está na hora dele receber uma atualização. E, segundo informações reveladas pelo site 9to5Google, parece que uma nova versão do gadget será lançada em 2022.
Caso você não saiba do que se trata, eu explico. O Chromecast com Google TV foi lançado em setembro de 2020 e é como se fosse um Chromecast que tomou esteróides. Ele traz um controle remoto próprio, assim você não precisa do smartphone por perto para configurar ou controlar o dispositivo. Além disso, o sistema operacional é o Google TV, que é muito bom para reprodução e armazenamento de mídia.
Sendo assim, o Chromecast com Google TV já é um dispositivo muito bom e um upgrade sensacional para quem já possui um Chromecast “normal”. Mas sempre dá pra melhorar, né? E o pessoal do 9to5Google teve acesso a documentos que falam sobre um tal projeto Boreal. Este deve ser o codinome para a segunda geração do Chromecast com Google TV.
Os documentos em questão fazem associação do projeto Boreal com o Google TV. Além disso, o documento faz referência ao projeto Sabrina, que é o codinome do Chromecast atual. Ao que tudo indica, o projeto Boreal faz parte da mesma família do projeto Sabrina.
O que vem de novo por aí?
Infelizmente, não há muitos detalhes sobre as especificações técnicas deste novo Chromecast com Google TV. Porém, algumas coisas parecem quase certas. O sistema operacional Google TV agora tem como requisito mínimo o suporte ao codec AV1.
Esta é uma falha importante que está sendo corrigida agora. O codec de vídeos AV1 é bem relevante na indústria. Ele possibilita que a transmissão de vídeo em tempo real (streaming) use menos largura de banda. É por isso que esse codec é utilizado para transmissão de conteúdo em 4K e até em 8K. Além disso, esse codec é de código aberto e livre de royalties. Portanto, não há desculpas para não usá-lo.
Entretanto, uma simples atualização de software não é o suficiente para implementar o suporte ao codec AV1. Ele exige chipsets mais recentes. Por isso é necessário lançar um novo dispositivo para incluir o suporte a tal codec.
Outra novidade importante e que é dada como quase certa para o novo Chromecast com Google TV é mais capacidade de armazenamento. O modelo atual possui 8 GB disponíveis. É provável que o próximo modelo traga o dobro disso.
Quando chega?
Infelizmente, ainda não temos nenhuma pista de quando deve chegar o Chromecast com Google TV. Também não temos ideia de qual será o novo preço. Mas não estranhe se o preço aumentar e ele for vendido como um modelo “premium”. A versão atual do dispositivo pode continuar sendo vendida como uma versão de entrada e o modelo novo ganhar o status de premium.
Mas, por enquanto, tudo é apenas boato. Se o Google estiver realmente trabalhando neste novo dispositivo ele deve ser revelado até o final de 2022. Sempre que sair novos rumores ou informações, iremos te manter atualizado aqui.
Fonte: 9to5Google