O Spotify divulgou nesta quarta-feira (2) o resultado financeiro relacionado ao último trimestre de 2021. O serviço de streaming revelou que finalmente ultrapassou a marca de 400 milhões de usuários mensais ativos. A receita também subiu em relação ao terceiro trimestre de 2021, mas foi um aumento modesto, de apenas 7%. Com isso a empresa bateu os US$ 2,83 bilhões de faturamento.
Se comparado com o desempenho no último trimestre de 2020, o desempenho do Spotify foi ainda melhor, com alta de 27%. No entanto, a plataforma de streaming de música está em apuros na Bolsa de Valores de Nova York. O valor de suas ações caiu mais de 9%, mesmo com os resultados positivos do balanço fiscal. O motivo para a queda foi a projeção de crescimento mais baixa para o primeiro trimestre de 2022.
Leia também
Como criar uma playlist no Spotify
Crescimento em todas as áreas
No último trimestre de 2021 o Spotify cresceu em todas as frentes. A quantidade de assinantes premium cresceu 16% no quarto trimestre fiscal de 2021. Isso se comparado com o mesmo período de 2020. Em relação ao terceiro trimestre de 2021, o crescimento foi de 4,4%. Em números, isso significa mais de 180 milhões de assinantes premium.
Já o número de usuários ativos mensais, ou seja, juntando assinantes premium com usuários gratuitos, o crescimento foi de 18% em relação ao último trimestre de 2020. Já em comparação com o terceiro trimestre de 2021, o crescimento foi de 7%. Em números gerais, isso dá 406 milhões de pessoas usando o Spotify mensalmente.
Do faturamento bruto de US$ 2,83 bilhões do Spotify, 91% vieram das assinaturas premium, ou seja, US$ 2,59 bilhões. Isso representa um aumento de 22% em relação a 2020. Mas a receita com anúncios também aumentou, chegando a 40% a mais que no mesmo período de 2020. Sendo assim, a plataforma faturou US$ 445,3 milhões só com os anúncios entre as músicas.
Polêmicas e projeções negativas
Como falei no início da matéria, mesmo com os resultados financeiros positivos, as ações do Spotify estão em queda brusca. Um dos motivos para isso são as projeções abaixo da expectativa dos investidores.
A meta do Spotify para os primeiros três meses de 2021 é saltar de 406 milhões para 418 milhões de usuários mensais ativos. Além disso, eles pretendem ter mais 3 milhões de assinantes premium no período, chegando a um total de 183 milhões de assinantes. Porém, os investidores queriam que a plataforma chegasse a 422 milhões de usuários mensais ativos e 185,3 milhões de assinantes premium.
Mas talvez esses números realmente não sejam possíveis. Desde a polêmica com o podcaster Joe Rogan, diversos artistas como Neil Young, removeram suas músicas do catálogo do Spotify. Além disso, inúmeros assinantes cancelaram suas assinaturas.
Joe Rogan é um famoso podcaster americano. Seu podcast conta com mais de 11 milhões de ouvintes. No final de 2021 ele recebeu em seu programa o cientista Robert Malone, que ajudou a desenvolver a tecnologia mRNA, que é usada na vacina da Pfizer (tá passada?) contra a COVID-19.
O problema é que durante o programa ambos começaram a falar informações falsas ou imprecisas sobre a COVID-19. E o Spotify não mexeu um dedo para remover o conteúdo do ar. E isso acabou irritando várias pessoas influentes. O resultado, além das críticas, foi que o Spotify prometeu implementar políticas contra a desinformação e fiscalizar os podcasts. Mas a empresa ainda continua com a imagem manchada no mercado.
Fonte: Spotify