Spotify copia TikTok e Instagram com novo feed de músicas e podcasts

O Spotify acaba de lançar uma atualização que promete mudar a experiência do usuário dentro do aplicativo. O Stream On, evento realizado nesta quarta-feira (8), apresentou diversas novidades.

Entre elas a implementação de um novo feed que sugere músicas e podcasts baseado no comportamento do usuário. Com isso, a plataforma se aproxima de outras redes sociais como o TikTok e o Instagram. O objetivo é aumentar o tempo de tela do usuário para a exibição de mais anúncios.

Leia também
Novo recurso do Spotify traz DJ virtual com sugestões de músicas e comentários sobre artistas
Como transferir playlists do Spotify para o Amazon Music

Novo feed e outros recursos

spotify app feed edited.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=431&ixlib=php 3.3
Spotify aposta em feed similar ao do TikTok e Instagram

De acordo com a empresa, esta é a maior atualização do aplicativo em uma década! E como já comentamos na introdução da matéria, tem por objetivo aumentar o tempo de tela dos usuários. E isso é um verdadeiro desafio. Por se tratar de um aplicativo de áudio, o comportamento normal do usuário é escolher uma música e minimizar o app.

Porém, se a plataforma de streaming obtiver sucesso em sua empreitada, isso pode resultar em maior receita para a empresa. Para isso, o novo feed utiliza um sistema de sugestões de conteúdos baseado no histórico de reprodução do usuário.

A tela inicial do Spotify agora exibirá prévias de músicas e podcasts, com um layout que lembra muito o formato de stories do Instagram e do TikTok. A rolagem vertical, tão característica dessas redes sociais, foi implementada no novo feed, que apresenta sugestões de conteúdo personalizadas para cada usuário.

spotify podcasts feed.webp?fm=pjpg&ixlib=php 3.3

Além disso, os criadores de conteúdo poderão usar o novo feed para se conectar com seus fãs. Isso será feito através da postagem de pequenos clipes com vídeos relacionados aos bastidores de suas produções.

O Spotify também passará a mostrar informações sobre próximos shows e turnês dos artistas durante a reprodução de músicas, o que pode incentivar o usuário a adquirir ingressos e merchandising.

Melhorias nos podcasts

A novidade inclui feeds específicos para músicas e podcasts. Foi implementado também  um recurso de autoplay para os episódios de podcasts. Ao final de um episódio, o Spotify irá tocar automaticamente outro podcast, com base nas preferências do usuário.

spotify for artists merch ticketing 1060x604 1.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=438&ixlib=php 3.3

Outra novidade interessante é a ampliação dos podcasts em vídeo. Este formato de conteúdo agora está disponível para qualquer pessoa, não apenas para aqueles que utilizam o Anchor.

No entanto, é importante salientar que, apesar das novidades, a interface do aplicativo não apresentou grandes mudanças em relação à versão anterior. O foco da atualização está na experiência do usuário e na personalização das sugestões de conteúdo. Como já dito, estas serão exibidas em um formato similar ao dos feeds do Instagram e do TikTok.

O novo feed já está disponível desde a última quarta-feira (8). Mas não se assuste se a atualização ainda não tiver chegado para você. O Spotify disse que poderá levar semanas ou até meses para chegar a todos os usuários.

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!