Spotify começa a oferecer perfil para crianças com controle parental

O Spotify anunciou uma iniciativa que segue uma tendência no mercado da tecnologia atualmente, que é um maior controle dos pais sob o que os filhos estão tendo acesso pelo celular. Nesse caso a novidade é a chegada de perfis para crianças menores de 13 anos com gerenciamento.

O novo recurso traz uma ampla opção para controle parental, garantindo assim que os pais possam ter pleno controle do que os filhos estão escutando na plataforma. Por enquanto a novidade ainda está em fase de testes em um programa piloto que está disponível para usuários do plano familiar em mercados selecionados, como Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia.

Leia também:

Spotify lança playlists de anime em parceira com Crunchyroll
Spotify volta a exibir letras para usuários do plano gratuito

Contas gerenciadas para crianças menores de 13 anos

Spotify

Com as contas gerenciadas, os pais ou responsáveis poderão controlar a experiência de uso dos filhos no Spotify de forma mais detalhada. Dessa forma, eles poderão bloquear alguns conteúdos, como vídeos em Canvas, que são as animações curtas que acompanha as músicas, de faixas que tenham o rótulo de “explícitas”.

Além disso, também é possível bloquear o conteúdo de artistas específicos, assim como músicas específicas, garantindo um controle ainda mais sobre o que a criança terá acesso no aplicativo ou não.

Esse recurso é uma alternativa ao aplicativo Spotify Kids, que já oferece uma experiência mais voltada para crianças, mas ainda oferece limitações bem rígidas. A nova ferramenta permite que os pais ofereçam um nível de liberdade maior aos seus filhos, ao mesmo tempo em que mantêm a segurança necessária em relação ao tipo de conteúdo acessado.

Spotify segue a tendência de controle parental

A chegada desse recurso faz parte de um movimento mais amplo no setor tecnológico, onde empresas como TikTok, Meta, Snap e YouTube estão adotando medidas para dar mais controle aos pais sobre como seus filhos utilizam seus serviços. Isso ocorre em resposta a uma crescente pressão de órgãos reguladores que buscam maior supervisão sobre as grandes empresas de tecnologia.

Embora o Spotify não seja um serviço de streaming de vídeo ou um aplicativo social completo, a plataforma oferece uma grande quantidade de conteúdos, alguns dos quais podem não ser adequados para ouvintes mais jovens. A nova funcionalidade responde a essa preocupação, permitindo que os pais garantam uma experiência mais segura e apropriada para suas crianças.

Separação de perfis e recomendação personalizada

Outro benefício do perfil gerenciado para menores de 13 anos é a possibilidade de cada membro da família ter suas próprias recomendações de música. Para os pais que hoje compartilham a conta com seus filhos, isso pode ser um incentivo para migrar para o plano familiar, já que os gostos musicais dos adultos não serão misturados com as preferências dos mais jovens.

Além disso, o recurso deve tornar as populares retrospectivas de fim de ano do Spotify, como o Spotify Wrapped, mais precisas e personalizadas.

Como já dito, a novidade por enquanto ainda está limitada em mercados selecionados. Nesse caso, os pais podem acessar a página de contas no aplicativo do Spotify. Lá, terão a opção de “Adicionar um ouvinte com menos de 13 anos” (ou o equivalente no mercado) e seguir as instruções para configurar o perfil da criança e ajustar os controles parentais.

Fonte: techcrunch

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!