A Qualcomm se mantém como destaque no mercado de processadores para smartphones, sem com modelos de chipsets móveis de alto desempenho que surgem nos dispositivos mais aguardados. E agora a empresa já apresentou o seu processador mais potente nesse segmento, o Snapdragon 8 Elite.
O novo SoC promete trazer um salto de poder de processamento para os dispositivos móveis e, como não deixaria de ser, também segue a tendência de 2024 trazendo mais recursos de inteligência artificial (IA). Confira mais detalhes!
Leia também:
64 processadores da Qualcomm possuem falha de dia zero, incluindo o Snapdragon 8 Gen 1
Equipado com o Snapdragon X Plus, Samsung anuncia Galaxy Book4 Edge
Novo processador Oryon CPU
O novo Snapdragon 8 Elite chega como sucessor do Snapdragon 8 Gen 3, marcando uma mudança de nome na linha. Ele seria o equivalente ao Snapdragon 8 Gen 4, porém o nome tem um motivo.
Isso porque o novo chip foi inspirado pela linha de chips “Elite” usada nos laptops, e chega com um processador completamente novo, o Oryon CPU. Embora o nome “Elite” tenha sido emprestado da linha de chips para computadores portáteis, o Oryon que aparece no Snapdragon 8 Elite não é uma simples cópia dos chips de laptop.
Ele é, na verdade, um chipset de segunda geração que substitui a antiga linha Kryo da Qualcomm. Sendo formado por dois núcleos principais Prime de alto desempenho que funcionam a até 4,32 GHz e seis núcleos Performance com frequência de até 3,53 GHz, o Oryon promete uma eficiência energética maior e velocidades superiores em comparação com seus antecessores.
De acordo com a empresa, o novo Snapdragon 8 Elite terá 45% mais desempenho em CPU (núcleo e multicore) e 40% mais desempenho de GPU quando comparado ao Snapdragon 8 Gen 3. Além disso, sua eficiência energética será 44% maior para a CPU e 40% maior para a GPU.
Outro ponto importante do novo processador é que sua litografia é de 3 nanômetro da TSMC. Ele pode trabalhar com até 24 GB de memória LPDDR5x de até 5,3 GHz operando em dual channel
Uma experiência de desktop no celular
Esse novo chipset também inclui o modem-RF X80 5G, que traz conectividade ultrarrápida, além de uma GPU Adreno com uma arquitetura segmentada, o que significa que cada segmento da GPU tem sua própria memória dedicada. Embora a empresa não tenha citado qual o modelo, o que se espera é que seja o Adreno 830, que tem suporte para telas 4K em até 60 Hz ou QHD+ em até 240 Hz.
O novo design permite um processamento gráfico mais eficiente e pode melhorar drasticamente o desempenho em jogos e aplicações gráficas intensas.
Um dos grandes destaques do Snapdragon 8 Elite é sua promessa de oferecer uma experiência de uso semelhante à de um desktop em um smartphone. Segundo Chris Patrick, vice-presidente sênior de dispositivos móveis da Qualcomm, a nova tecnologia permitirá que os usuários naveguem em websites mal otimizados para dispositivos móveis com rapidez e fluidez, além de rodar jogos pesados com maior facilidade.
Esse nível de desempenho faz com que o chipset “desapareça em segundo plano”, permitindo que o usuário simplesmente faça o que quiser no dispositivo, sem se preocupar com limitações de hardware.
“Com recursos de CPU, GPU e NPU de ponta, o Snapdragon 8 Elite oferece avanços expressivos de desempenho e eficiência energética. Além disso, ele revoluciona as experiências móveis ao oferecer IA generativa multimodal personalizada diretamente no aparelho, permitindo compreensão de fala, contexto e imagens para aprimoramento generalizado, indo de produtividade até tarefas criativas enquanto prioriza a privacidade do usuário.”
A força da IA no Snapdragon 8 Elite
O que torna o Snapdragon 8 Elite particularmente interessante em 2024 é sua ênfase em inteligência artificial. O novo Hexagon NPU (Unidade de Processamento Neural) foi atualizado para suportar assistentes de IA multimodal diretamente no dispositivo, o que significa que esses assistentes poderão lidar tanto com texto quanto com elementos visuais de maneira integrada. Isso reflete a crescente demanda por assistentes inteligentes mais versáteis e proativos, que possam auxiliar em uma variedade de tarefas com eficiência e rapidez.
Além disso, uma das funcionalidades mais intrigantes que o Snapdragon 8 Elite promete é uma ferramenta capaz de apagar objetos em vídeos, alimentada por IA. Esse recurso permitirá que os usuários removam distrações de seus vídeos diretamente no telefone, sem precisar de softwares externos complexos. Embora ainda seja necessário ver como essa ferramenta funcionará na prática, é provável que vejamos fabricantes de smartphones, como a Samsung, incorporarem esse recurso em seus futuros dispositivos, como o Galaxy S25.
Quando veremos o Snapdragon 8 Elite em ação?
Embora o Galaxy S25 da Samsung, que provavelmente será o smartphone mais aguardado para chegar com o Snapdragon 8 Elite, só deva ser lançado no início de 2024, a espera pelo novo chipset não vai demorar muito.
Isso porque outras empresas como a Asus, Honor, OnePlus, Oppo e Xiaomi já deverão começar a lançar seus próprios aparelhos com o novo processador “nas próximas semanas”, de acordo com a Qualcomm.
Fonte: qualcomm