Samsung anuncia sensor de 200 Megapixels para smartphones

A Samsung anunciou esta semana seus 2 novos sensores de câmeras para celulares, o ISOCELL HP1 e o ISOCELL GN5. Eles chegam fazendo grande alarde, principalmente o modelo HP1 já que conta com resolução de 200 MP e é o primeiro sensor a ter essa especificação no mercado.

O melhor de tudo é que ele pode ser visto ainda esse ano em aparelhos mais avançados da empresa sul coreana ou outras grandes fabricantes. Já o GN5, mesmo chamando menos atenção, ainda tem seus pontos fortes com uma resolução de 50 MP e uma nova tecnologia de foco automático, a Dual Pixel Pro.

Leia também:

Mercado de sensores de câmera para celulares cresce 15%
Sony alerta: lasers podem danificar os sensores da câmera

ISOCELL HP1 chega com resolução de 200 MP

resolução

O novo ISOCELL PH1 vem com resolução de 200 MP (16.384 x 12.288 pixels), dimensão de 1/1,22” e pixels de 0,64 micrômetros. Segundo a Samsung, ele entrega “alta resolução em um pacote pequeno que se encaixa confortavelmente em dispositivos modernos”. Ela também afirma que ele é capaz de oferecer alto nível de detalhes em fotos e vídeos.

Ele também traz a tecnologia ChameleonCell, que combina até 16 pixels em configuração 4 x 4 para que a imagem resultante seja de 12,5 MP com pixels de 2,56 micrômetros. Tudo isso para garantir que fotos tiradas nos ambientes mais escuros tenham uma boa qualidade.

Ele é ainda capaz de fazer gravações de vídeos com resolução de até 8K a 30 FPS. Já as capturas em 4K são em até 120 FPS e Full HD em até 240 FPS.

Ainda não se sabe quando ele vai aparecer no mercado, porém alguns rumores já afirmam que a primeira a utilizá-los será a Xiaomi com o lançamento do Xiaomi 12 Ultra. Ele também pode estar presente no Galaxy S22 Ultra, mas nada confirmado.

ISOCELL GN5 com nova tecnologia de foco

resolução

O segundo sensor é o ISOCELL GN5, que conta com resolução de 50 MP (8.160 x 6.144 pixels), dimensão de 1/1,57” e pixels de 1 micrômero. O ponto forte desse sensor é a chegada da tecnologia Dual Pixel Pro, que melhora ainda mais o foco automático por detecção de fase (PDAF). Para isso, ele implementa 2 fotodiodos minúsculos em cada pixel, que captam variações de fase vindas de qualquer direção.

Ele também conta com tecnologias que permitem que os pixels mantenham a luz por mais tempo, evitando assim o crosstalk que é quando ela escapa para os pixels vizinhos. O que é interessante é que, ao combinar as diversas tecnologias presentes no sensor com o Deep Learning, ele consegue obter imagens finais de 100 MP.

Ele também faz gravações de vídeos em 8K a 30 FPS, 4K a 120 FPS e Full HD a 240 FPS. Assim como o HP1 ainda não se sabe quais são os próximos aparelhos a vir com o novo sensor.

Fonte: Samsung

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!