O Twitter já confirmou que está explorando um modelo de assinatura paga para algumas funções. A pesquisadora de aplicativos Jane Manchun Wong tweetou, no último sábado (15), que ela descobriu quanto custará e como será chamado esse modelo de assinatura da rede social de microblogs.
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O Twitter Blue, diz Wong, custará US$ 2,99 por mês (cerca de R$ 15) e incluirá as funções Undo Tweets (Desfazer Tweets) e coleções de favoritos. Wong diz que provavelmente o Twitter está trabalhando em um modelo de assinatura em níveis, o que ela postula que pode significar uma experiência premium menos confusa para os assinantes que pagam mais.
https://twitter.com/wongmjane/status/1393541248049303555
Um porta-voz do Twitter se recusou a comentar ao ser indagado sobre o assunto, ainda no sábado. De fato, a empresa não costuma confirmar ou comentar sobre as descobertas normalmente precisas de Wong sobre novos recursos antes do lançamento.
O Twitter fez uma série de anúncios de novas funções e atualizações nas últimas semanas, dentre elas:
- Atualização dos avisos para tweets potencialmente ofensivos;
- Melhorias do algoritmo de recorte de fotos para permitir que imagens “mais altas” sejam totalmente exibidas no feed dos usuários;
- Adição da capacidade dos usuários do Android pesquisarem suas mensagens diretas;
- Lançamento do recurso Tip Jar para permitir que os usuários façam doações a alguns criadores, jornalistas, especialistas e organizações sem fins lucrativos (embora esse último tenha levantado algumas questões de privacidade sobre quais informações do usuário estão incluídas junto com a dica).
E no início deste mês, o Twitter adquiriu o Scroll, o serviço de assinatura que remove anúncios de sites participantes e que custa US$ 5 por mês. Com o anúncio da Scroll, o Twitter também disse que encerraria o Nuzzel, um serviço da Scroll que enviava aos usuários resumos diários por e-mail das principais notícias em seus feeds do Twitter.
Como Wong observou em um tweet posterior, Tony Haile, o ex-CEO da Scroll, que agora está na equipe de produto do Twitter, tuitou no dia em que sua empresa foi adquirida que a Scroll se “integraria a uma assinatura mais ampla do Twitter no final do ano”. Isso parece sugerir que uma das ofertas de um produto premium do Twitter seria uma experiência sem anúncios, algo que parece que os usuários mais obstinados pediram quase tanto quanto os tweets editáveis.
Em seu relatório de ganhos do primeiro trimestre no final do mês passado, o Twitter teve um lucro de US$ 68 milhões sobre uma receita de US$ 1,04 bilhão. A empresa reportou um aumento de 20 por cento em usuários ativos diários monetizáveis.
Ainda não há informações sobre quando uma versão premium paga do Twitter seria lançada ou quem seria elegível.