Qbot é o vírus bancário que mais fez vítimas no Brasil em 2023

O vírus bancário Qbot vem se tornando uma ameaça e uma preocupação nos últimos 6 meses, e o Brasil é um dos países mais afetados por ele. Por aqui as contaminações estão em alta, sendo 2 vezes maior do que a média de contaminações global e sendo atualmente a praga mais perigosa pelo sétimo mês consecutivo.

Uma tabela mostra quais são as ameaças recentes por aqui e entre elas também está o SpinOK, um malware para smartphones Android que pode estar infiltrado em aplicativos dentro da própria Google Play.

Leia também:

Microsoft revela estratégias para combater vírus quase indetectável BlackLotus
Mais de 600 mil vítimas: novo malware para Android causa prejuízos em massa

Qbot não é o único com o dobro de infecções por aqui

Atualmente o Brasil segue sendo o país mais afetado pelo vírus em questão. Em junho, houve um aumento de 5% de casos em relação a maio, chegando a 14,7% de todos os ataques registrados nesse período. Já no resto do mundo, a média global é de 6,6%, de acordo com a empresa de segurança Check Point Software.

Qbot

O vírus é perigoso, e embora o seu foco atual seja roubar dados bancários das vítimas, ele é considerado uma praga modular, então pode também ser usado para outras finalidades como roubar senhas, invadir e-mail e até mesmo levar para o computador outros malwares para invadir redes e ataques de ransomware.

A principal forma de infecção desse vírus acontece através de e-mails de SPAM, que contam com arquivos em anexo. Ao abrir o arquivo, ele pode conter o vírus que acaba invadindo o computador. Por aqui os alvos principais são empresas de saúde, educação, pesquisa e transporte. Já em outros países, geralmente os focos são empresas de educação ou governamentais.

Na lista é possível ver que em segundo lugar está o AgentTesla, um malware de acesso remoto que já esteve em alta por aqui no ano passado e agora vem aumentando novamente o número de casos. E em terceiro vem o XMRing, minerador de criptomoedas. Pela tabela é possível ver que nos 3 casos o Brasil segue com uma média quase 2x maior do que a internacional.

SpinOK é o vírus para Android mais perigoso atualmente

SpinOK

O Qbot é um vírus especializado em computadores com Windows, enquanto os smartphones com Android precisam ter cuidado com outra praga, o malware SpinOK. Ele já chegou a marca de 421 milhões de downloads em junho e foi instalado a partir de aplicativos que podiam ser encontrados na loja oficial do Google, a Play Store.

Essa rede criminosa conseguiu infiltrar mais de 100 aplicativos com o malware na Google Play, todos prometendo prêmios e gamificação para atrair mais vítimas. Ao ser instalado, o malware conseguia ter acesso a arquivos dos aparelhos, além de roubar senhas ou até mesmo ter acesso a aplicativos financeiros.

Fonte: securityreport

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!