Novo trem com levitação magnética na China atinge 200 Km/h

O trem Maglev acaba de ganhar uma nova geração, segundo o governo chinês. O novo composto com vagões de levitação magnética faz parte do plano de mobilidade urbana do país e, segundo a mídia local, pode alcançar uma velocidade de até 200 km/h. Dessa forma, ele não é considerado um trem bala, já que esses geralmente ultrapassam a velocidade de 300 km/h.

Leia também:

A janela do futuro: LG utiliza telas OLED transparentes em metrôs na China
Protótipo do novo trem-bala japonês tem carregamento sem fio e atinge 500 KM/h

Trem com mais velocidade e consome menos energia

trem

Essa nova geração do Maglev, assim como outras, também utiliza a força eletromagnética para se manter suspenso nos trilhos, com um mecanismo como de ímãs. A diferença que chama atenção nesse novo modelo é que ele consome 60% menos de energia do que a versão passada.

Essa economia foi possível devido a uma redução de peso da carroceria em 33% e também a uma melhora em 20% da eficiência tracional, algo bastante essencial para esse tipo de trem.

Sua estrutura é feita com fibra de carbono e por isso será mais sustentável, de acordo com o governo chinês. O material também é, em parte, responsável pela redução no consumo de energia.

trem

Como o projeto é mais urbano, suas cabines não serão tão luxuosas como em outros modelos. Um dos principais objetivos do projeto é diminuir os congestionamentos no trânsito e, segundo autoridades locais, essa diminuição pode ser em até 2 horas no horário de pico.

Ainda não foram revelados detalhes como quais são as cidades em que a nova geração do Maglev será instalada, nem o custo de passagem e nem a capacidade total de passageiros. Aqui no Brasil existem os monotrilhos, que têm um funcionamento semelhante, porém não são tão velozes.

Fonte: MyDrivers

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!