YouTube: novo tipo de anúncio deve deixar os usuários menos irritados

Os anúncios do YouTube são odiados e considerados irritantes pelos usuários não por serem anúncios, mas por interromperem o lazer de quem está assistindo o vídeo. Já aconteceu centenas de vezes! Você está entretido assistindo a um vídeo e do nada ele é interrompido para exibição de anúncios.

E se… os anúncios não interrompessem os vídeos? É essa proposta que a plataforma está testando, ou seja, um formato menos invasivo. A ideia é que os anúncios apareçam enquanto o vídeo continua rodando.

Leia também
Youtube Shorts ganha recursos do Instagram como figurinha “Adicione o Seu”, narração virtual e mais
Youtube Music testa criação de rádios de músicas a partir de prompts aleatórios por IA

O teste envolve usar o modo picture-in-picture (PIP), onde o anúncio aparece numa janela pequena sobre o vídeo ou vice-versa. Ainda não se sabe qual será a ordem de exibição. A vantagem é que o vídeo não para para mostrar o anúncio; ambos rodam simultaneamente.

Novo formato já está em teste

YouTube Picture-in-Picture Not Working? Here's How to Fix It

Segundo uma nota nesta página de suporte do YouTube, o teste do modo PIP está sendo feito em “dispositivos selecionados” de alguns usuários. É um teste fechado.

O Android Authority menciona que criadores de conteúdo também estão envolvidos. Eles podem ativar essa opção nas configurações de monetização para anúncios durante lives. Por enquanto, os testes são só em transmissões ao vivo, mas podem se expandir para vídeos normais dependendo da aceitação.

Infelizmente, por se tratar de um teste da plataforma, ainda não se sabe quando esse novo formato de anúncios estará disponível para todo mundo. Os anúncios PIP são um experimento e o YouTube pode até abandonar a ideia, dependendo dos resultados dos testes.

Eu espero que funcione. Mesmo sem ter visto ainda, acho a ideia boa porque não interrompe o vídeo e ajuda na receita dos youtubers e da plataforma. É com certeza uma alternativa melhor do que exibir uma tela preta para usuários de bloqueadores de anúncios.

Os testes são essenciais para ver se os usuários prestam atenção nos anúncios e se os dispositivos suportam bem dois vídeos ao mesmo tempo. Também devem avaliar se isso afetará a adesão ao YouTube Premium, que é pago e sem anúncios. O experimento deve durar alguns meses.

E você? O que achou da ideia?

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!