A Microsoft liberou mais uma atualização para o Windows 11. Desta vez, o foco do upgrade foi para melhorar a experiência dos usuários nos tablets. Porém, isso acabou prejudicando os usuários de desktop, que perderam um recurso que para muitas pessoas é bem útil. Agora a bandeja do sistema, que fica na barra de tarefas, se tornará estática. Não será mais possível arrastar e soltar os ícones dos aplicativos que estão rodando em segundo plano.
Leia também
Windows 11 passa a mostrar aviso na área de trabalho de PCs incompatíveis
Windows 11 ganha melhorias nas notificações de alta prioridade
Remoção de recurso do Windows 11
A novidade apareceu na build 22563. Caso você não saiba do que eu estou falando, trata-se daquela janelinha pop-up que se abre quando clicamos no ícone “^”, que fica no canto direito da barra de tarefas. Fica bem ao lado da hora e dos ícones de rede e volume, conforme você pode ver na imagem abaixo. Esta janela mostra os programas que estão sendo executados em segundo plano.
Esse recurso é bastante útil para alguns usuários pois ajuda a gerenciar melhor o que ele quer ver na barra de tarefas. Entretanto, essa capacidade de arrastar, soltar e reorganizar os ícones na bandeja do sistema pode ser meio ruim para usuários de tablets. Especialmente aqueles que possuem dedos mais desastrados e mudam os ícones sem querer. Por isso que a Microsoft decidiu deixar essa bandeja estática.
O problema é que isso afeta os usuários de desktop. Se fosse uma atualização aplicada apenas para os tablets, tudo bem. A alteração deverá ser implementada na versão 22H2 do Windows 11. Veja o que a Microsoft disse no comunicado sobre a build 22563:
“Continuaremos a monitorar esse feedback, mas com as atualizações que fizemos para a nova barra de tarefas otimizada para tablet na Build 22563, não daremos mais suporte para arrastar ícones na bandeja do sistema ou entre a bandeja do sistema e o flyout de ícones ocultos”.
Mas ainda será possível alterar os ícones que ficam na bandeja do sistema. Mas o caminho é um pouco mais longo: Configurações > Personalização > Barra de tarefas > Bandeja do sistema.
Usuários reclamam muito no Reddit
Naturalmente, a alteração pegou a maioria dos usuários de surpresa, especialmente os do programa Windows Insider. Inicialmente eles até achavam que era algum bug do sistema. Depois que os questionamentos começaram a surgir no fórum da Microsoft, descobriu-se que a impossibilidade de arrastar os ícones na bandeja era proposital.
E, logicamente, a decisão da gigante de Redmond desagradou à maioria dos usuários. Um deles disse: “Se isso foi uma alteração intencional de design, então foi uma decisão horrível”. No Reddit as reclamações são ainda piores e mais pesadas. Um dos usuários ponderou: “O Windows 11 precisa de um modo dedicado a tablets, caso contrário, veremos o Windows 8 acontecer novamente“.
De fato, esta é uma ponderação interessante. Era para ter uma versão dedicada à tablets e outra para desktops. Assim a Microsoft evitaria esse tipo de problema. Mas parece que a empresa não aprende com os próprios erros.
O Windows 8, por exemplo, tinha justamente essa intenção. Ser um sistema operacional que funcionasse tanto em desktops quanto em tablets (e também em PCs que viram tablets). Mas, na prática, o sistema foi um fiasco total. Muito confuso, pouco intuitivo, interface problemática e esteticamente desagradável. Espero que a Microsoft não transforme o Windows 11 em um “novo Windows 8”.
Fonte: Windows Latest