A Microsoft está finalmente aposentando o navegador Internet Explorer após mais de 25 anos. O antigo navegador padrão do Windows já não é usado pela maioria dos usuários há anos, tendo perdido o seu espaço para o Google Chrome. Porém, a Gigante de Redmond colocará o último prego no caixão do Internet Explorer no dia 15 de junho de 2022, aposentando-o em favor do Microsoft Edge.
“Estamos anunciando que o futuro do Internet Explorer no Windows 10 está no Microsoft Edge”, disse Sean Lyndersay, gerente de programa do Microsoft Edge. “O programa de desktop Internet Explorer 11 será retirado e deixará de ser compatível em 15 de junho de 2022 para certas versões do Windows 10”, finalizou o executivo.
Embora o Long-Term Servicing Channel (LTSC) do Windows 10 ainda inclua o Internet Explorer em 2022, todas as versões voltadas para o consumidor final encerrarão o suporte ao navegador. A Microsoft não fala com todas as letras, mas é provável que finalmente veremos o fim do Internet Explorer vindo pré-instalado no Windows em junho de 2022 ou logo depois disso.
A alternativa para a maioria das empresas que ainda precisam do Internet Explorer será o Microsoft Edge com modo IE. A Microsoft criou essa funcionalidade alguns anos atrás para permitir que as empresas usassem o novo navegador baseado em Chromium em sites legados mais antigos.
O modo IE oferece suporte a plugins ActiveX mais antigos e sites legados, que surpreendentemente ainda são usados por muitas empresas. É válido ressaltar que os plugins ActiveX possuem inúmeras brechas de segurança. A Microsoft está prometendo oferecer suporte a este modo IE no Edge até pelo menos 2029.
O fim do Internet Explorer demorou muito para chegar. Mas é como diz o velho ditado: “Antes tarde do que mais tarde”. A Microsoft encerrou o suporte ao Internet Explorer 11 para o aplicativo Microsoft Teams no ano passado e está planejando cortar o acesso aos serviços do Microsoft 365 ainda este ano. O Internet Explorer 11 não terá mais suporte para os serviços online da Microsoft, como Office 365, OneDrive, Outlook e outros no dia 17 de agosto.
Além disso, a Microsoft também vem tentando impedir as pessoas de usarem o Internet Explorer há mais de cinco anos. O Microsoft Edge foi lançado em 2015 e deu início ao fim da era Internet Explorer. Desde então, a Microsoft vem tratando o Internet Explorer como uma “solução de compatibilidade”, ao invés de um navegador. A companhia também incentivou as empresas a pararem de usar o navegador antigo em favor do Edge e seu modo IE.
Apesar disso, o Internet Explorer não será removido completamente do computador. Para que o modo IE funcione, ele precisa estar instalado na máquina. Entretanto, se você clicar duas vezes no executável iexplorer.exe será redirecionado para o Microsoft Edge.
De qualquer maneira, o famigerado navegador Internet Explorer continuará vivo em diversas versões do Windows. São elas:
- Windows 7 Extended Security Updates (ESU);
- Windows 8.1;
- Windows 10 LTSC (todas as versões);
- Windows 10 Server no canal semianual (todas as versões);
- Windows 10 Server LTSC (todas as versões);
- Windows 10 IoT LTSC (todas as versões);
Ele será extinto apenas destas versões:
- Windows 10 para clientes, incluindo Home, Pro, Enterprise e Education (versões 20H2 e mais recentes);
- Windows 10 IoT (versões 20H2 e mais recentes).