A Microsoft já começou a tomar providências para que o Internet Explorer seja substituído pelo Microsoft Edge. Desde o ano passado, a empresa já havia informado de que o suporte para o Internet Explorer 11 acabaria em agosto de 2021, e ela está prestes a cumprir o prometido. O suporte só estará disponível até o dia 17 de agosto.
Leia também:
Microsoft Edge para Xbox ganha suporte para teclado e mouse
Atualização do Xbox ganha o Microsoft Edge baseado em Chromium e consegue rodar o Stadia
Depois desse período não é que o Internet Explorer não poderá ser mais usado, porém não terá mais atualizações, suporte e nem a garantia de que todas as aplicações irão funcionar normalmente por muito tempo. A própria Microsoft informou que: “se você tiver problemas ao acessar aplicativos e serviços do Microsoft 365 no IE11 após 17 de agosto de 2021, o suporte não estará disponível”.
A associação com o Microsoft 365 também começará a piorar gradativamente, já que não haverá mais atualizações e nem recursos novos do serviço relacionado ao navegador. Daqui a um tempo, o IE11 já não poderá mais ser usado.
A intenção é fazer com que os usuários migrem para o Microsoft Edge. O novo navegador até tem um modo de compatibilidade com o Internet Explorer, porém a empresa anunciou que esse recurso deve ser usado para facilitar a transição e não como uma forma de continuar usando o Internet Explorer.
Então, o ideal a ser feito agora é migrar as aplicações para outro navegador mais moderno. Em relação ao Microsoft 365, depois de 17 de agosto qualquer usuário que logar no Outlook Web App através do Internet Explorer e tiver conta baseada no AAD, poderão até mesmo ter a experiência do serviço, porém não contarão com recursos novos.
Quem logar usando a conta Microsoft, serão redirecionados para o Outlook Web App Light, que foi desenvolvido principalmente pensando nos navegadores mais antigos.
Esse fim do suporte é uma das etapas mais importantes para que a Microsoft possa deixar o Internet Explorer no passado. Lembrando que o IE já havia perdido o suporte no Microsoft Team desde o ano passado. O que se espera é que ele seja retirado do Windows 10 até junho de 2022.
Fonte: Blog do Windows