A Intel apresentou nesta terça-feira (10) sua mais nova linha de processadores HX de 12ª Geração Alder Lake. A empresa aproveitou o evento Intel Vision para lançar oficialmente a novidade, revelando que eles contam com até 16 núcleos híbridos e que as frequências podem chegar a até 5 GHz nos modelos mais avançados.
A Intel está cada vez mais focada em dispositivos portáteis (ou seja, notebooks ao invés de desktops), dessa vez apresentando soluções com desempenho de ponta para esse tipo de aparelho. Ao todo foram 7 modelos diferentes, que fazem parte das famílias Intel Core i5, i7 e i9.
Leia também:
Dell lança no Brasil os primeiros PCs com a 12ª geração de processadores Intel Core
Crise dos chips poderá durar até 2024, afirma Intel
Novos processadores HX contam com arquitetura híbrida
Os novos processadores são voltados principalmente para gamers e profissionais que precisam de um desempenho superior. Os novos modelos HX, inclusive, tiveram um aumento de consumo para 55W em toda a sua linha, o que os aproxima ainda mais dos processadores usados para aparelhos maiores e mais potentes como desktops.
Entre as melhorias está o suporte para módulos de memória RAM DDR5 a 4.800 MHz, além de memória RAM DDR4 a 3.200 MHz. Além disso, os novos processadores também são compatíveis com o PCle de 5ª geração, que estará presente nas próximas gerações de placas de vídeo, de SSDs M.2 e também de portas Thunderbolt.
Como já era esperado, os novos modelos HX contam com uma arquitetura híbrida, que também é encontrada nos modelos para desktop da 12ª geração Intel Core. Isso significa que elas são construídas com dois tipos de núcleos diferentes. O primeiro são os P-Core com arquitetura Golden Cove, e o segundo são os E-Cores que contam com arquitetura Gracemont.
Essa arquitetura híbrida é vantajosa porque permite que os núcleos possam trabalhar de forma mais efetiva e equilibrada. Dessa forma eles podem gerenciar melhor as funções, seja as dos processadores quanto as de outras tarefas, decidindo se são mais pesadas ou mais leves e assim determinando cada núcleo específico para cada uma.
Por exemplo, se o usuário usa o dispositivo para jogar um game mais pesado, essa tarefa é direcionada para os núcleos responsáveis pelo desempenho, que são os P-Cores. Já quando ele usar o dispositivo para tarefas mais leves ou as que ficam em segundo plano, é direcionada para os núcleos focados em eficiência, ou seja, os E-Cores.
O modelo mais potente dos novos processadores HX foi revelado em duas versões diferentes: o i9-12950HX e o i9-12900HX. Ambas contam com características semelhantes como 16 núcleos, 24 threads, clock base de 3,6 Ghz, boost para até 5 Ghz e 30 MB de memória L3 cache.
Nesse caso o diferencial entre elas é que a primeira versão conta com o selo vPRO e overlock parcial dos núcleos, enquanto a segunda versão conta com desbloqueio total.
Além delas, ainda tem a família i7 com as versões i7-12850HX e i7-12800HX, ambas também com 16 núcleos, 24 threads, boost de até 4,6 Ghz, porém com a diferença de ter 5 MB de cache a menos que os i9. Essa família ainda conta com a versão i7-12650HX, que tem algumas características mais básicas como até 14 núcleos com 20 threads, 24 MB de cache e clock de até 4,7 Ghz.
Para finalizar, chega a família i5 com duas versões. A primeira é o i5-12600HX, que é a mais potente entre as duas já que conta com 12 núcleos e 16 threads a 4,6 Ghz de boost com overclock parcial. Já a versão i5-12450HX é a mais simples, com apenas 8 núcleos e 12 threads com frequência máxima de 4,4 Ghz.
O que se espera é que os primeiros modelos de notebooks com os novos processadores HX já comecem a ser lançados ainda esse ano, mais precisamente na Computex 2022 que acontecerá agora no final de maio. Um desses modelos mais aguardados é o ASUS ROG Strix Scar 17 SE.
Intel também revelou os novos chips Meteor Lake de 14ª geração
Durante o evento, em um estande da empresa, a Intel também revelou os novos chips da 14ª geração Meteror Lake ao lado dos atuais de 12ª geração Alder Lake. O que se espera é que esses novos chips comecem a equipar notebooks a partir do ano que vem, em 2023.
Inicialmente a empresa vai apresentar 2 versões dos processadores, uma sendo a tradicional para aparelhos de alto desempenho, e a outra sendo de alta densidade, voltada para a série U de 9 W destinada a dispositivos ultrafinos e até mesmo tablets, que são menores.
A Intel já havia revelado em eventos passados que pretende equipar a família Meteor Lake para garantir novos patamares de desempenho superiores. Para isso eles vão empregar novos núcleos P-Core, que são destinados a performance, que serão os Redwood Cove, e também os E-Core de baixo consumo, para melhorar a eficiência, que serão os Crestmont.
Os novos processadores também se destacam pela promessa de chegarem com a nova microarquitetura Xe²-HPG Battlemage, que garante 192 Unidade de Execução (EU). Ou seja, o dobro das 96 EU presentes nos atuais processadores da linha Alder Lake.
Fonte: the verge