O Google está ampliando suas ferramentas de segurança e privacidade ao disponibilizar a função de “relatórios da Dark Web” para todos os usuários de Conta Google a partir do final de julho de 2024.
Essa expansão acontece após o encerramento do serviço de VPN do Google One no final de junho e visa oferecer a todos os usuários a chance de saber se seus dados estão sendo compartilhados na Dark Web. Confira os detalhes!
Leia também:
Google Fotos terá recurso para compartilhar fotos no formato de Stories com amigos
IA generativa está prejudicando a internet, afirmam pesquisadores do Google DeepMind
Relatórios da Dark Web chega para todos
Até agora, os relatórios da Dark Web estavam acessíveis apenas para assinantes do Google One. Estes relatórios permitem que os usuários configurem um perfil para que o Google monitore a dark web em busca de dados pessoais comprometidos em vazamentos e brechas de segurança. Atualmente, essa funcionalidade está disponível em 46 países.
Recentemente, ao acessar o aplicativo Google One, usuários encontraram um banner informando que a funcionalidade de relatórios da Dark Web deixará de estar disponível no aplicativo a partir do final de julho:
“Os relatórios da Dark Web não estarão mais disponíveis no Google One no final de julho. Para continuar usando o relatório da Dark Web, saiba mais no artigo de ajuda.”
Nova integração com função “Resultados sobre você”
Diferentemente do encerramento do VPN do Google One, os relatórios da Dark Web não estão sendo descontinuados. Em vez disso, eles serão integrados a todas as Contas Google de consumidores. O recurso será incorporado à seção “Resultados sobre você”, que ajuda a identificar e solicitar a remoção de informações pessoais de resultados de busca.
“A partir do final de julho de 2024, o relatório da Dark Web estará disponível para todos os usuários com uma Conta Google de consumidor. O relatório da Dark Web está integrado com Resultados sobre você como uma solução combinada para ajudar os usuários a proteger sua presença online.”
A função “Resultados sobre você” permite que os usuários encontrem e solicitem a remoção de resultados de busca que contenham suas informações pessoais, como endereço residencial, número de telefone e endereço de e-mail.
O relatório da Dark Web, por sua vez, monitora partes difíceis de acessar da web para detectar vazamentos de informações pessoais. Esta combinação de funcionalidades oferece uma solução abrangente para proteger a privacidade online dos usuários.
Impacto na privacidade e segurança
O Google afirma que esta integração representa uma “solução combinada” destinada a “ajudar os usuários a proteger sua presença online”. Com a crescente incidência de violações de dados em diversos serviços e produtos online, a ampliação dos relatórios da Dark Web para todos os usuários de Conta Google pode significar uma melhoria significativa na privacidade e segurança digital.
A partir do final de julho, todos os usuários conectados às suas Contas Google poderão usufruir dessas funcionalidades sem a necessidade de uma assinatura do Google One.
Fonte: 9to5Google