Google Assistente ganhará função que dispensa o “Ok, Google”

O comando “OK, Google” atualmente é indispensável para que o usuário possa solicitar ações do Google Assistente, mas em breve isso irá mudar. Acontece que novos indícios da função de palavras chaves já foi vista no código do aplicativo da assistente digital da empresa.

Com isso, será possível adicionar palavras de atalho para alguns comandos específicos e básicos como por exemplo definir um alarme, saber que horas são ou até mesmo configurar algum alerta.

Leia também:

Google pagará quase US$ 15 bi à Apple para se manter como buscador padrão do iPhone, iPad e Mac
Hangouts começa a ser desativado para dar espaço ao Google Chat

Fim do “Ok, Google” no Google Assistente?

A nova função de palavras chaves não vai exatamente acabar por completo com a necessidade de dizer “Ok, Google” para ativar o assistente. Pelo que pode ser visto, ela só funcionará para certos comandos, e quanto mais comandos foram configurados, mais palavras chaves o usuário terá que lembrar.

Quem descobriu a novidade foi o 9to5Google, que encontrou versão mais recente do Assistente a função “Quick phrases” (que, em tradução, fica “frases rápidas”). Ela parece já estar em produção para ser lançada para o público e funciona de forma bem simples.

Google Assistente

Quando habilitada, a ferramenta dá ao usuário a opção de configurar suas palavras chaves como atalhos de voz. Ao que tudo indica o próprio aplicativo poderá sugerir as ações disponíveis, porém como ainda está em teste algumas delas estão com nomes aleatórios como Salsas para tarefas específicas.

Como já era de se esperar, não é possível programar comandos muito complexos, porém a ideia é justamente facilitar comandos mais básicos. Porém, é possível adicionar até mesmo os mais específicos como por exemplo o de configurar um alarme para as 7 da manhã, ou cancelar um alarme, ou até mesmo saber as horas ou ligar as luzes.

Na imagem revelada, também é possível notar que os atalhos também funcionarão através de reconhecimento de voz que é integrado ao Google Assistente, e dá para escolher cada solicitação de forma separada. Ele anexa também uma função para melhorar o reconhecimento de voz no aviso:

“Escolha qualquer uma das opções de salsas [tarefas] abaixo. Salsas [tarefas] que você escolher funcionarão somente com você”

Cuidado com as palavras chaves

Google Assistente

Ainda não se sabe mais informações sobre a nova função como, por exemplo, se outra pessoa da casa poderia utilizar a palavra chave para ativar o atalho no assistente digital. Além disso, ainda existe o risco da palavra ser dita de forma acidental, então não se sabe ainda como esse tipo de interação vai acontecer.

De qualquer forma a ideia é procurar por atalhos mais difíceis de serem confundidos e vale a pena ter em mente que quanto mais atalhos, mais palavras, o que pode trazer mais confusão do que simplesmente dizer “Ok, Google” e solicitar.

Ao que tudo indica a função só estará disponível nos smartphones e não em outros aparelhos como caixas de som por enquanto, porém é possível que depois de lançada ela seja aprimorada para fazer parte de dispositivos inteligentes do Google no futuro.

Pelo que é possível notar no vazamento, o desenvolvimento da função já está avançado, porém ainda precisa de alguns ajustes, então não é possível prever quando ela será lançada para todos. Provavelmente o próprio Google fará algum tipo de anúncio.

Fonte: 9to5Google

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!