O GitHub, um dos mais famosos e usados repositórios de código do mundo, enfim revelou a lista com as linguagens de programação que mais cresceram em todo o mundo, incluindo no Brasil. Todos os anos o GitHub faz essa pesquisa para entender quais as tendências do mercado global.
Se você pretende ser ou já está estudando para se tornar um programador, é bom ficar de olho nessas listas para saber qual linguagem dar prioridade nos estudos e na prática. Cada vez mais as grandes empresas precisam de mão de obra qualificada. O Google, por exemplo, abriu 200 vagas de emprego para engenheiros de software aqui mesmo no Brasil. E esse é apenas um dos exemplos. Microsoft, Lenovo e outras companhias tech estão constantemente contratando bons programadores.
As linguagens de programação que mais cresceram no Brasil e no mundo
Em 2021, as 5 linguagens de programação que mais cresceram no mundo foram:
- JavaScript
- Python
- Java
- TypeScript
- C#
Já no mercado brasileiro a lista dá uma boa variada. A única semelhança fica por conta do JavaScript mesmo, que é a linguagem de programação mais usada no mundo todo há, pelo menos, 7 anos:
- JavaScript
- Sass CSS
- Blade
- HCL
- Elixir
Conhecendo um pouco de cada uma das linguagens de programação
Pelo menos no curto prazo, eu acho difícil o JavaScript perder o seu posto. Ele é uma linguagem muito flexível e universal, especialmente para aplicações de aprendizado de máquina e inteligência artificial. E por ser muito requisitada nas empresas, os programadores acabam dando prioridade a ela.
A linguagem que ocupa o segundo lugar no ranking brasileiro, Sass CSS (Syntactically Awesome Style Sheets) é como se fosse uma extensão do CSS. A vantagem dessa linguagem é permitir o desenvolvimento de projetos simples com mais rapidez e reaproveitamento de código.
Já a linguagem de programação Blade, que ocupa a terceira posição, não tem nada a ver com o caçador de vampiros anti-herói da Marvel. Trata-se de uma linguagem que prioriza o algoritmo ao invés da sintaxe. E, por isso, ela tem a capacidade de desenvolver programas complexos com relativa rapidez.
Em quarto lugar vemos a HCL (HashiCorp Configuration Language), desenvolvida pela empresa HashiCorp. Esta é uma linguagem que se parece bastante com a JSON. Segundo o próprio GitHub, a HCL é considerada como um “kit de ferramentas para a criação de linguagens de programação estruturadas”.
Em quinto lugar surge a Elixir. Esta é a primeira vez que eu ouço falar desta linguagem de programação. Foi criada em 2012 pelo brasileiro José Valim. A Elixir é uma linguagem de programação open source que é executada em uma máquina virtual Erlang. Esta linguagem também está crescendo em outras partes do mundo, não apenas no Brasil.
É importante deixar claro que estas foram as linguagens de programação que mais cresceram no Brasil. E não as mais usadas. Isso explica o fato de linguagens mais populares, como Python, C# e PHP terem ficado de fora do ranking feito pelo GitHub.
Fonte: GitHub