Funcionários do Google contam com atendentes robôs na empresa

A ideia de robôs que fazem tarefas básicas do dia a dia está e tornando cada vez mais presente e mais avançada no mundo atualmente. O Google revelou que está mais a frente do que muitas pessoas acreditavam, revelando robôs garçons que utilizam inteligência artificial para fazer tarefas simples como servir lanches e trazer esponjas para limpar mesas.

Os novos robôs atendentes foram mostrados publicamente para repórteres na semana passada, onde eles puderam vê-los em ação. Eles são uma combinação de braços e olhos de robôs e contam com algumas ferramentas de IA para entender pedidos.

Leia também:

Amazon compra a iRobot, fabricante do Roomba, por US$1,7 bilhões
Robô jogador de xadrez quebra dedo de criança durante um campeonato na Rússia

Por enquanto eles ficarão limitados ao Google

google

Essa compreensão permite que os robôs possam servir lanches como uma maçã, batatas fritas e refrigerantes, e até mesmo pegar uma esponja para limpar as mesas caso alguém derrube algo. A empresa revelou que eles contam com inteligência artificial avançada, que permitirá que mais e mais robôs multifuncionais possam ser disponibilizados em um futuro próximo.

Além disso, eles também quiseram mostrar que mesmo sendo maiores e executando algumas tarefas um pouco mais complexas, eles serão tão fáceis de controlar quanto aqueles mais simples que já são vistos em casas inteligentes hoje em dia, como de vigilância e de limpeza.

Ainda assim, os robôs garçons são limitados em certo ponto, já que ainda não contam com uma inteligência que possa ser comparada a assistente digital da empresa, o Google Assistente. Por enquanto eles apenas fazem algumas ações simples e a empresa ainda nem colocou o “Ok, Google” para iniciar os pedidos.

Por isso, eles ainda não estão a venda e não existe uma data para quando isso poderá acontecerá. Segundo o diretor sênior de pesquisa de robótica do Google, Vincent Vanhoucke, isso ainda vai demorar a acontecer já que eles precisam primeiro “ter uma compreensão firme do impacto comercial direto”.

Robôs podem compreender comandos básicos

Esses novos robôs atendentes revelados pelo Google contam com uma tecnologia de linguagem que é compatível com o universo da Wikipédia, mídias sociais e outras páginas da internet. A inteligência artificial é bastante parecida com a de chatbots ou de assistentes virtuais, mas nunca foi aplicada a robôs dessa forma antes.

Quando alguém diz que derramou algo, por exemplo, o robô garçom reconhece que é preciso pegar uma esponja. Ou seja, eles interpretam os comandos de forma natural, analisam as ações possíveis a depender de suas capacidades e planeja pequenos passos para conseguir fazer o que se espera.

O artigo sobre o trabalho com os algoritmos LLMs (Large Language Models) foi divulgado com o nome de “Monólogo Interior: Raciocínio Incorporado através do Planejamento com Modelos de Linguagem” em abril.

“Grandes modelos de linguagem podem codificar uma riqueza de conhecimento semântico sobre o mundo. Tal conhecimento pode ser extremamente útil para robôs com o objetivo de agir sobre instruções de alto nível, estendidas temporalmente, expressas em linguagem natural.”

Segundo eles, o fato de incorporar uma IA de linguagem mais sofisticada em robôs, aumentou as chances deles atenderem de forma correta os pedidos de 61% para 74%. Mas, por enquanto a Everyday Robots, que é a subsidiária da Alphabet (empresa mãe do Goolge) e que projeta esses robôs, prefere ser cautelosa e mantê-los limitados a servir lanches para os funcionários da empresa.

Fonte: reuters

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!