A Dell acaba já apresentou ao mercado brasileiro a mais nova geração do notebook XPS 13, que mais uma vez marca um avanço sendo o primeiro modelo fabricado no Brasil equipado com os inovadores processadores Intel Core Ultra Series 2.
O novo modelo vem com algumas melhorias e opções de configurações, ajudando a elevar ainda mais os padrões da linha XPS ao combinar potência, eficiência energética e um design sustentável. Confira mais detalhes!
Leia também:
Homem usa mais de mil baterias de notebook para gerar energia para sua casa
Usuário adota solução caseira e muito doida para resfriar o PC
Desempenho e eficiência do novo XPS 13
O destaque do novo XPS 13 é o processador Intel Core Ultra Series 2, que garante um desempenho superior, principalmente nas tarefas que exigem processamento intensivo de dados e gráficos. No momento do lançamento as opções são o Intel Core Ultra 7 256V e o 258V Series 2.
Com uma unidade de processamento neural (NPU) integrada, o notebook é capaz de realizar impressionantes 48 trilhões de operações por segundo, entregando um desempenho de IA até 3,6 vezes maior e uma performance geral 3,1 vezes superior em comparação à geração anterior.
Além disso, o dispositivo oferece eficiência energética bem interessante, alcançando até 16 horas de autonomia de bateria, uma excelente notícia para quem trabalha ou estuda e está sempre em movimento.
Tela poderosa e construção premium e sustentável
O novo XPS 13 chega com uma tela OLED Tandem de 13,4 polegadas com resolução de 2880 x 1800, que oferece 100% de cobertura da paleta de cores DCI-P3, compatibilidade com Dolby Vision e suporte a HDR, garantindo uma experiência visual rica e envolvente com cores vibrantes e precisas. Ela também conta com 120Hz para formação mais fluida de imagens, além da tecnologia EyeSafe, que reduz a luz azul sem comprometer as cores.
Além disso, ele conta ainda com uma fabricação premium, já que usa materiais de alta qualidade, como alumínio usinado e Gorilla Glass 3. Isso também faz com que o XPS 13 seja um notebook leve, pesando apenas 1,21 kg na configuração inicial, e bastante durável. Um dos diferenciais deste modelo é seu compromisso com a sustentabilidade: 20% de seus materiais são reciclados, incluindo 75% do alumínio e 21% do vidro.
Configuração personalizável
O notebook está disponível com até 32 GB de RAM LPDDR5X a 8533 MT/s e 1 TB de armazenamento SSD. Há também uma opção de 16 GB de RAM, mas é preciso destacar que as duas configurações são fixas, ou seja, não tem a possibilidade de expansão. Para o sistema operacional, os usuários podem escolher entre Windows 11 Home e Windows 11 Pro.
A unidade gráfica é gerenciada pela Intel Arc com memória compartilhada, atendendo bem a tarefas de produtividade e entretenimento.
Conectividade e funcionalidades de IA
O XPS 13 traz as mais recentes inovações em conectividade, incluindo compatibilidade com WiFi 7 e duas portas Thunderbolt 4 com suporte a DisplayPort 2.1 e Power Delivery. Além disso, é mais um modelo que já vem com uma tecla Windows Copilot, para que o usuário tenha acesso ao assistente de IA com apenas um toque.
Ele também inclui recursos baseados em inteligência artificial, como o Windows Studio Effects, para aprimorar videoconferências com desfoque de fundo, contato ocular e enquadramento automático, e a Detecção de presença para desbloqueio automático via Windows Hello.
O sistema de áudio é composto por dois woofers e dois tweeters, totalizando 8W de potência, garantindo um som claro e envolvente. Já a câmera mantém a resolução de 1080p, com redução de ruído para uma melhor qualidade de vídeo em chamadas.
Preço e disponibilidade
O novo Dell XPS 13 já está disponível no Brasil, com preço inicial de R$ 17.599,00 no site da empresa. A proposta da Dell é oferecer um dispositivo de ponta que combina performance, design e sustentabilidade, sendo uma opção ideal para profissionais exigentes e entusiastas da tecnologia.