Um CPF negativado pode trazer muitos problemas para seu dono. Dificuldade de conseguir crédito em instituições financeiras, ligações constantes de cobrança e até mesmo cobranças judiciais.
Felizmente, é muito fácil descobrir se você está com o CPF negativado. Neste tutorial vamos indicar duas ferramentas para isso. Elas podem ser acessadas pelo navegador web ou por aplicativos de celular. Além disso, ainda é possível saber quais são as dívidas e fazer um acordo com os credores diretamente do aplicativo.
Leia também
Top 5: melhores aplicativos para organizar e gerenciar suas finanças
CPF negativado: duas ferramentas para ajudar a limpar o seu nome
Neste tutorial irei indicar duas ferramentas super simples de usar. Uma delas é a Serasa Experian. Trata-se de uma empresa privada que age como um birô de crédito. Ela reúne informações enviadas por lojas, bancos e financeiras e faz um retrato da sua saúde financeira atual.
A segunda ferramenta é o aplicativo de controle financeiro GuiaBolso. Ele permite fazer uma consulta ao SCPC para saber a condição do seu CPF.
Serasa Experian
O Serasa Experian pode ser usado para consultar um CPF negativado tanto no navegador web quanto no celular. Para tanto, basta acessar esta página e criar uma conta com o seu CPF. Se quiser acessar pelo celular, você precisará baixar o aplicativo na Google Play Store ou App store e entrar com seu login e senha.
Ao entrar no site ou aplicativo Serasa Experian você consegue conferir se está com o CPF negativado. Além disso, você vê quais empresas estão cobrando as dívidas, o valor de cada uma delas e se há alguma proposta de acordo. Muitas vezes as empresas propõem até acordos com 90% de desconto para você limpar seu nome.
Além disso, você pode consultar a situação de seu Score, ver ofertas de crédito, solicitar empréstimo e fazer uma série de outras configurações que vão sinalizar para o mercado que você é confiável e um bom pagador.
GuiaBolso
O GuiaBolso é um aplicativo de controle financeiro disponível para Android e iOS. Ele possui uma função de verificar se o seu CPF está negativado. Para usá-la é importante que todas as suas informações estejam cadastradas no aplicativo, tais como CPF, conta bancária principal, dentre outras. Para acessar a função basta seguir o passo a passo.
- Passo 1. Na tela principal do aplicativo, role até o final e toque na opção “Monitoramento de CPF”;
- Passo 2. Na tela seguinte toque em “Radar de CPF”;
- Passo 3. Prontinho. Agora é só conferir se o CPF está negativado. Em caso positivo, você pode ver também quais são as pendências.
É importante salientar que o GuiaBolso consulta o banco de dados do BoaVista SCPC, que é um birô de crédito semelhante ao Serasa. Mas, por usar critérios diferentes, seu score será diferente em ambas as ferramentas.