Alguns estilos gráficos têm a capacidade de nos transportar para épocas que não vivemos, apenas por meio da associação de um certo padrão estético a uma década, reforçando um senso comum sobre aquele período.
O designer Kostya Petrenko, que se autodenomina um entusiasta do retro design, criou um projeto bastante interessante: imaginar como seriam os logos de algumas empresas de tecnologia, como o Google e NVIDIA, caso tivessem sido criadas nos anos 80. Para isso, ele aplicou elementos característicos do design da época, como cores vibrantes, linhas geométricas e formas angulares, gerando padrões gráficos que remetem ao imaginário coletivo desse período.
Além disso, o design adotado por Petrenko também simula a aparência desses logos em telas de tubo (CRT), reforçando ainda mais a estética nostálgica. Esse efeito pode ser visto com clareza no vídeo abaixo, publicado em seu perfil no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Ou até mesmo nessa imagem do que seria o Spotify sendo reproduzido numa tela da Commdore, que tem um dos logos mais emblemáticos das empresas de computação/games.
Ver essa foto no Instagram
Confira abaixo uma galeria com o logo de empresas famosas redesenhado para toda aquela áurea nostálgica oitentista:
O que achou do resultado?