O Google pretende tornar algumas tarefas no seu navegador Chrome o mais simples possível, e por isso anunciou um recurso para ajudar a encontrar sites do histórico com mais facilidade, apenas conversando.
A ideia é que as pessoas não precisem ficar decorando as URLs, além de trazer mais uma pitada de Inteligência Artificial ao Chrome, que nesse momento parece ser um ótimo ponto de interesse. Saiba mais detalhes!
Leia também:
Função “Circule para Pesquisar” vai chegar ao Google Chrome para PC
Google desiste de eliminar cookies de terceiro no Chrome e muda de estratégia
Google Chrome e o novo sistema de busca no histórico
Imagine que você está pesquisando sobre algo na internet, e para isso abriu diversas abas com sites diferentes, unindo informações. Depois de finalizar a pesquisa e fechar todas as abas, você acaba lembrando de algo e quer tirar uma dúvida ou rever alguma informação para confirmar, mas não lembra exatamente em qual site viu aquela informação.
Esse tipo de acontecimento é comum, e é exatamente nele que o Google está mirando com a novidade. O recurso promete facilitar e simplificar a forma com que os usuários encontrem sites que já visitaram antes, seja há poucos minutos ou há dias.
A nova funcionalidade, que chegará nas próximas semanas, está presente no Google Chrome e permitirá que os usuários possam consultar o histórico de navegação usando linguagem natural, como uma conversa com alguém. Esse “alguém”, no caso, será uma IA alimentada pelo Gemini, a família de modelos de linguagem de grande porte do Google, e que já é a base de seus sistemas com inteligência artificial.
Dessa forma, ao invés de ficar procurando em uma lista de sites já visitados no histórico do navegador, os usuários poderão simplesmente digitar perguntas na barra de endereços, como “Qual era aquela sorveteria que eu vi na semana passada?” e o Chrome exibirá as páginas relevantes visitadas.
Conversas naturais com seu histórico de navegação
Segundo Parisa Tabriz, vice-presidente do Chrome, o objetivo é tornar o histórico do navegador mais acessível e intuitivo. “O objetivo geral é realmente introduzir uma interface mais conversacional para o histórico do Chrome, para que as pessoas não precisem lembrar URLs”, disse Tabriz em uma conferência com repórteres.
Essa inovação traz uma mudança significativa na maneira como interagimos com nossos dados de navegação. Trazendo uma interface conversacional, o Chrome pretende eliminar a necessidade de lembrar endereços específicos ou detalhes complexos, tornando a navegação mais fluida e menos estressante.
Embora a nova funcionalidade seja promissora, o Google reconhece as preocupações com a privacidade. Tabriz assegura que o Google não utilizará diretamente o histórico de navegação ou as abas para treinar seus modelos de IA.
“Qualquer coisa relacionada ao histórico de navegação é super pessoal, dados sensíveis”, explicou. “Queremos ser realmente cuidadosos e garantir que estamos pensando na privacidade desde o início e por design.” Assim, a funcionalidade será inicialmente opt-in e não funcionará com sites acessados no modo de navegação anônima.
Por enquanto essa novidade está disponível apenas para usuários no desktop do Chrome nos Estados Unidos, e já virá ativada por padrão. Ainda não se sabe quando chegará para todos.
Google Lens: uma nova experiência visual no desktop
Além de melhorar o histórico de navegação, o Google está trazendo o Google Lens para o Chrome no desktop, uma funcionalidade que já está disponível em dispositivos Android e iOS. Isso permitirá que os usuários interajam visualmente com qualquer coisa na web sem sair da aba atual. Ao clicar no ícone do Google Lens na barra de endereços, os usuários podem selecionar e pesquisar qualquer item em uma página da web.
Por exemplo, ao clicar em uma imagem de uma planta, o Google Lens abrirá uma barra lateral na mesma página, identificando a planta e permitindo perguntas posteriores, como “Quanto de luz solar essa planta precisa para sobreviver?” com respostas geradas por IA diretamente na página.
Além disso, o Lens agora pode analisar texto dentro de vídeos, permitindo que os usuários pausem o vídeo e selecionem texto exibido no quadro, como equações matemáticas, para obter descrições e informações adicionais geradas por IA.
Tab Compare: facilitando a comparação de produtos
Outro recurso bem interessante que o Google está trazendo para o seu navegador é o Tab Compare, que oferece uma visão geral gerada por IA de produtos através de abas diferentes. Este recurso traz especificações, preços, avaliações e outras informações importantes em um único espaço, permitindo comparações rápidas e decisões informadas sem a necessidade de alternar entre várias abas.
Por enquanto, o Tab Compare se concentra em produtos, mas Tabriz espera um futuro onde será possível comparar escolas, universidades, creches, entre outros. Isso poderia simplificar a tomada de decisões, tornando a comparação de informações complexas mais acessível e menos demorada.
Fonte: Google