Durante a CES 2021, maior evento de tecnologia da América, a renomada fabricante de dispositivos gamer Razer apresentou um conceito de máscara gamer. Isso mesmo, meus amigos. Uma máscara de proteção contra a COVID-19 com microfone e amplificador, filtro respirador e luzes RGB.
Eu não sei quem foi que concebeu a ideia de que para ser um produto “gamer” tem que ter luzes RGB. Se lançarem uma privada gamer pode ter certeza que ela será repleta de luzes multicoloridas. Mas enfim…
A máscara é um modelo cirúrgico N95 que conta com um filtro ativo, capaz de filtrar 95% das partículas do ar. Outro diferencial dessa máscara é que ela é transparente. Assim você pode ver os lábios da pessoa e expressões como um sorriso. Só não me pergunte como fica se você espirrar ou começar a soltar os perdigotos enquanto fala.
Ela é feita de plástico reciclado e tem resistência a água e a arranhões. Nas laterais vemos dois componentes circulares, que são usados para filtragem e ventilação do ar. São justamente nessas saídas de ar que vão os LEDs RGB, que brilham em diferentes cores. Diz a Razer que as luzes têm uma função muito mais do que estética, mas ajudam a iluminar o seu rosto em locais escuros. Para quê, eu não sei.
https://www.youtube.com/watch?v=FvWiCclESL8&feature=emb_logo
A Razer ainda pretende lançar um aplicativo que informará aos usuários quando eles devem trocar os filtros e os ventiladores. De fato, esta é a máscara de proteção mais inteligente do mercado.
Além disso, para melhorar a comunicação, a máscara gamer da Razer tem um microfone e amplificadores embutidos. Assim você não precisa gritar ou repetir as coisas várias vezes para se fazer entendido. Eu fiquei pensando agora qual deve ser o peso dessa máscara. De qualquer forma, a Razer garante que ela é bem confortável, visto que possui proteção de silicone na região do nariz e do queixo e é totalmente ajustável.
A máscara gamer da Razer ainda não tem previsão de venda. Trata-se de um projeto ainda e nem se sabe se ela será aprovada, visto que precisa passar pelo crivo das autoridades norte-americanas.